Lançamento

Acabou-se a novela: primeiro Volvo 100% elétrico é realidade em nossas pistas

Por jota - Em 17 de setembro de 2021

Jota Pompílio, editor

 

Volvo Xc40 2021 1 18052021 48095 1280 960

Após meses e meses em pré-venda, nesta semana, a fabricante sueca reuniu a imprensa para apresentação e test-drive de seu SUV compacto elétrico. Segundo a marca, as 300 unidades esgotaram-se em poucos dias. Outras 150, disponibilizadas posteriormente, tiveram o mesmo destino, finalizando a cota deste ano. A novidade está prevista para chegar na GNC Suécia Fortaleza, em outubro – na exclusiva autorizada no Ceará, o XC 40 Recharge é o primeiro carro puramente elétrico da marca sueca, sem qualquer propulsão a combustão.

Light Version Sup0080 Steeringwheel Update

Com o novo conjunto mecânico, o XC40 Recharge Pure Electric conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, para conferir ao SUV tração integral. As duas unidades entregam 413 cv de potência (408 hp) e a autonomia do SUV é de 418 quilômetros. Segundo a marca, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

Volvoxc40 Pureelectric Foto Fabioaro 020

Bem equipada e super preocupada com segurança, a configuração totalmente elétrica do Volvo XC40 conta com recursos como o monitoramento de pontos cegos, assistente de permanência em faixa (Lane Keeping Aid), alerta de tráfego cruzado na parte traseira do carro (Cross Traffic Alert), alerta de colisão com frenagem autônoma capaz de detectar outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte.

Volvo Xc40 Recharge P8 Awd 57

Volvo Xc40 Recharge

O XC40 elétrico conta ainda com o Pilot Assist, recurso de condução semi-autônoma que combina o piloto automático adaptativo com o assistente de permanência em faixa para manter o SUV na trajetória correta em uma rodovia, mantendo a distância de segurança para o automóvel a frente de forma automática.

Expectativa

A Volvo espera comercializar 300 unidades do XC40 Recharge Pure Electric ao longo deste ano no país, que deverá responder por 15% das vendas do SUV no Brasil. A versão mais procurada do XC40 tende a ser a Inscription com motorização híbrida plug-in, a qual conta com uma participação de 40% nos emplacamentos do modelo. O catálogo Momentum, mais acessível e tabelado em R$ 259.950, responde por 30% das vendas do XC40. Ele também conta com o mesmo conjunto híbrido plug-in presente na versão Inscription, que é capaz de conferir ao SUV cerca de 45 km de alcance em modo elétrico.

É agora ou nunca!

No mesmo evento em que anunciou a importação do XC40 Recharge Pure Electric ao Brasil, a Volvo também confirmou que só vai oferecer automóveis eletrificados no país a partir de agora. “Esse é um momento histórico. Somos a primeira marca do Brasil a tirarmos de nossa gama todos os modelos à combustão. Agora nossa linha é 100% eletrificada, com todos os modelos com, ao menos, um motor elétrico”, declarou João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

 

 

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road