6 de agosto de 2020

INTERVENÇÕES URBANAS

Manuela Nogueira e Erick Vasconcelos dizem que obras públicas atraem novos investimentos e alavancam o turismo

Avenida Beira Mar recebeu piso intertravado, ciclovia, calçadão alargado e outras melhorias                                 Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza tem realizado uma série de obras de requalificação e revitalização dos corredores turísticos de Fortaleza, em especial visando interligar a região da Avenida Beira Mar com o corredor comercial da Aldeota, a Praia de Iracema e o Fortaleza Airport. E nesta quinta-feira a secretária de Infraestrutura, Manuela Nogueira, e o secretário Executivo da Secretaria do Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, participaram do programa Notícias de Fortaleza, na TV Terra do Sol, com o jornalista Rogério Gomes.

A titular da Seinf ressaltou que a maior parte das obras estão previstas para serem entregues nos próximos meses. “Estamos fazendo intervenções que vão atender aos turistas que chegam à nossa cidade e, também, aos fortalezenses. A Beira Mar será entregue em novembro, já estamos realizando a urbanização e temos discutido a implantação dos quiosques. Já a região da Rua dos Tabajaras está com os trabalhos bem adiantados”, disse.

Erick Vasconcelos e Manuela Nogueira durante a entrevista

Segundo o secretário da Setfor, o poder público tem feito diversas intervenções em áreas turísticas, como a Praia do Futuro e, na sequência dois grandes hotéis abriram as portas naquela região da Capital.

“Na Beira Mar foi feito uma intervenção grandiosa e a iniciativa privada está vindo com seus investimentos. Vamos ter ainda o Polo Gastronômico da Varjota e logo teremos um corredor turístico interligando os principais pontos da nossa Capital. E é isso que o prefeito Roberto Cláudio tem feito, visando manter os turistas mais tempo aqui”, salientou Erick.

Ele destacou, ainda, a importância das outorgas, pois após a construção dos equipamentos pela administração municipal, o ideal é que sejam mantidos pela inciativa privada. “Assim a Prefeitura deixa de ter este gasto e recebe em forma de outorga um retorno, como é o caso do Mercado dos Peixes, em breve teremos o resultado do Largo dos Tremembés e dos espigões. Teremos novos equipamentos qualificados, para deixar o turista mais tempo em Fortaleza, gerando emprego e renda através do turismo. É economia na veia”.

O secretário Executivo da Setfor, acredita que o retorno do turismo será gradual, iniciando pelas curtas distâncias, nos quais as pessoas possam se deslocar de carro ou voos curtos, de até uma hora e meia de duração. E acredita que a taxa de ocupação até o final do ano deverá ficar em torno de 45% a 50%. E tem muitos hotéis fazendo promoções para os próprios fortalezenses.

A titular da Seinf disse que é importante destacar o incentivo da prefeitura na realização de obras não impacta apenas no turismo, pois com uma Areninha, o comércio e as residências ao redor acabam tendo um desenvolvimento mais acelerado.

Rua dos Tabajaras passou por uma série de intervenções urbanas

“Toda a revitalização que está acontecendo na Rua dos Tabajaras, da Praia de Iracema, vem atrair o setor privado, pois quando trazemos o investimento público, atraímos os investidores privados, e isso acaba desenvolvendo a região como um todo”, lembrou Manuela Nogueira.

Erick ressaltou que entidades como o Fortaleza Convention & Visitors Bureau e a ABIH-CE, presididos por Ivana Bezerra e Régis Medeiros, respectivamente, estão realizando campanhas de retomada das atividades usando como gancho os novos equipamentos públicos implantados pela Prefeitura de Fortaleza para fomentar o turismo pós-pandemia, principalmente a Beira Mar, a Praia de Iracema e a Praia do Futuro.

A expansão da área para pedestres na nova Avenida Beira Mar deve aumentar o fluxo de pessoas naquela área da capital cearense, pois também existe uma pista de cooper, uma ciclovia. E isso também atrairá novos empreendedores para a nova Beira Mar de Todos, um projeto relevante da Prefeitura de Fortaleza.

Os representantes da administração municipal também falaram sobre o Polo Gastronômico da Varjota, que recebeu investimentos para beneficiar mais de 100 estabelecimentos instalados naquela área. “A gente está na fase final, com paisagismo e no fim de agosto o Polo da Varjota, que vem do turismo gastronômico, deverá atrair muitos visitantes, priorizando o trânsito de pedestres”, ressaltou Manuela.

Polo Gastronômico da Varjota está na fase de conclusão das obras

“Esse projeto é inovador em Fortaleza, serve para você ir até lá e andar de um estabelecimento para o outro. E para chegar até lá pode utilizar as bicicletas compartilhadas, ou nas próprias, transporte público, tem o Fortaleza Bus que é um ônibus hop on hop off que a pessoa paga só um tíquete e pode trafegar por toda a rota turística de Fortaleza”, ressaltou Erick Vasconcelos.

Para finalizar, ressaltaram que o calçadão da Avenida Desembargador Moreira, entre as avenidas Dom Luiz e Beira Mar, também servirá para privilegiar o desenvolvimento turístico da Capital. Bem como toda a infraestrutura viária e cicloviária que está sendo implantada pela Prefeitura de Fortaleza, que inclusive já rendeu prêmios nacionais e internacionais para a administração municipal.

E o secretário Executivo ressaltou que a retomada da atividade do turismo será gradual, mas acredita que em 2021, com a vacina contra a Covid-19, os patamares elevados de visitação deverão voltar. “As expectativas são as melhores possíveis. O Ceará tá saindo na frente. Fortaleza fez o dever de casa, o lockdown na hora certa. Muita gente reclamou, mas agora está celebrando, pois outras cidades e estados abriram e tiveram de recuar. Aqui estamos na quarta fase da retomada e a curva segue na descendente. E isso ajuda muito àquelas pessoas que pretendem fazer turismo este ano venha a escolher Fortaleza, que  nos últimos três anos sempre esteve como o carro-chefe nos sites de busca e de viagens. Isso é uma vantagem imensa. Na hora que a gente tem noticiado em todo o Brasil que os casos aqui estão na descendente, é uma grande propaganda, positiva e vai alavancar o nosso turismo”, concluiu Erick Vasconcelos.

Secretários Erick Vasconcelos e Manuela Nogueira no estúdio, com o jornalista Rogério Gomes, da TV Terra do Sol

Mais notícias

Ver tudo de IN Business