22 de janeiro de 2021

TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Camex decide isentar o Imposto de Importação para pneus de caminhões

Uma boa notícia para os donos de transportadoras e caminhoneiros profissionais. Os pneus importados utilizados no transporte de cargas entrarão no País sem pagar Imposto de Importação. A medida foi decidida pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior. O objetivo é reduzir os custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no Brasil.

Pneus para caminhões ficarão mais baratos para as empresas                       Foto: Divulgação

A notícia foi comemorada pelo presidente do Setcarce e da Fetranslog Nordeste, Clóvis Bezerra, afirmando que tal redução dará um alívio ao setor que vinha sofrendo com a consecutiva elevação dos principais insumos utilizados no dia a dia das empresas que atuam nos segmentos de transporte e logística brasileiros.

Em nota, o Ministério da Economia informou ter atendido a pedido do Ministério da Infraestrutura. A Camex informou ter ouvido empresas do setor que, informaram que os preços dos pneus de carga no mercado nacional têm ficado mais caros por causa da alta do dólar, do aumento da demanda pelo produto e pela elevação do preço das commodities (bens primários com cotação internacional).

A medida valerá a partir da publicação da resolução no Diário Oficial da União, desta quinta-feira (21). Em 2020, 1,28 milhão de pneus novos de borracha, usados em caminhões, foram importados pelo Brasil, num total de US$ 141,8 milhões. O que deve gerar um impacto positivo para as empresas.

Mais notícias

Ver tudo de Sem categoria