Dança das cadeiras

Quatro modelos que deixaram ou deixarão de serem fabricados por aqui

Por Jota Pompílio - Em 22/02/2021 às 11:17 AM

Assim como a vida, no mercado automotivo há chegada e partida, certo? Pensando nesse fato, a Road In fez uma lista de modelos que não serão fabricados mais em solo brasileiro para dar espaço a outros, por baixo volume de vendas ou por estratégia mesmo.

Volkswagen Up 2021

Volkswagen Up!

Bom de estacionar, econômico e potente. O baixinho Up! tornou-se realidade com a tendência dos subcompactos europeus. O modelo ganhou apelo entre os mais jovens brasileiros, principalmente pela praticidade e economia de combustível no motor de três cilindros. Na versão TSI, os amantes da velocidade também encontraram um esportivo muito divertido de dirigir, mas com o tempo o Up! foi perdendo apelo e o volume de venda caiu vertiginosamente no período de pandemia.

Por isso, a Volkswagen interrompeu a produção do Up! – atualmente vendido em versão única por R$ 60.090 – na fábrica de Taubaté (SP).

 

Fiat Uno Way 2021 1.3 Dianteira Estatica

Salvo pelo gongo

Quase quatro décadas, o Fiat Uno pode estar próximo do fim no Brasil. A  Fiat estava pronto para declarar o fim de sua produção, mas com o encerramento das operações da Ford como fabricante de veículos no Brasil, o compacto poderá ganhar sobrevida para captar alguns clientes do Ka.

Fato é que a atual geração do Uno lançada em 2010 já não tem o mesmo apelo de seus tempos dourados, e está sobrando no catálogo da Fiat. Em 2016, a marca italiana ainda lançou o Mobi , seu compacto mais barato que supera o Uno em modernidade e estilo.

Ford Ka Freestyle 1 0

Adeus ao Ka “baiano”

No Brasil tudo é possível e nem sempre as poucas vendas é critério para que um carro seja descontinuado no Brasil. Um exemplo é o que ocorreu com o fim produção nacional da Ford, na Bahia, que teve volume anual considerável de 117 mil unidades vendidas em 2020 com os modelos Ka, Ka Sedan. Detalhe: o Ka sempre esteve na lista dos mais vendidos. A iniciativa da fabricante visa o longo prazo, mesmo que isso comprometa sua receita em 2021.

Chevrolet Montana 2018 1

Chevrolet Montana 2018 1

Picape americana

No segmento de picapes compacta a Fiat Strada é líder e de sobra . E apenas a marca italiana, que inventou esse tipo de carro no Brasil, está disposta a continuar investindo neste terreno. As demais vão migrar para o andar de cima, onde fica a Toro. No caso da GM, aposta será em um novo modelo, maior que a Montana , que ainda tem a mesma base do Agile, que saiu de linha em 2014.

Hoje em dia, a picape da GM é vendida mais para frotistas, apenas na versão LS, oferecida por R$ 78.370, valor que inclui ar-condicionado, direção assistida, conjunto elétrico, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, entre outros itens.

Mais notícias

Ver tudo de IN Road