Leis punitivas

Beber e andar num carro autônomo. “Isto pode, Arnaldo?”

Por jota - Em 4 de junho de 2021

 

Tesla Carro Autonomo

Tesla Car

Enquanto o Brasil está super atrasado em questões elétricas e carros autônomos, alguns países já discutem a legislação sobre esses temas para chegarem a um ponto final. O tema é super atual, pois com o advento do carro autônomo, que já é realidade, não depende apenas do desenvolvimento total da tecnologia e nem mesmo da infra estrutura necessária para que o veículo possa ler as sinalizações (horizontais e verticais) nas ruas e rodovias. Depende, claro, da adaptação na legislação de trânsito.

256609 Carros Autonomos O Guia Completo Para Entender Tudo Sobre O Assunto 768x512

A legislação tem que responder “de quem será a culpa no caso de um acidente? Do dono do carro, da montadora ou do engenheiro da tecnologia autônoma? Ainda há muito a se discutir sobre o assunto. Uma das questões que preocupam consumidores e autoridades é a possibilidade do ocupante do carro ingerir bebida alcoólica.

Em qualquer lugar do mundo, dirigir sob o efeito de álcool é ilegal, mas há perguntas que intrigam como: no carro autônomo a pessoa não está dirigindo, mas sim a “máquina”. Além disso, o carro autônomo terá um responsável ou todos os ocupantes serão responsabilizados em caso de acidente?

Órgãos de trânsito de alguns países já começam a legislar sobre o assunto. Na Austrália, a Comissão Nacional de Transporte considera que num carro autônomo, o ocupante é um passageiro e, portanto, poderia estar embriagado.

Tesla Model S 2013 Xx01 960 640

Tesla Model S

Honda, Volvo, Volkswagen entre outras marcas estão correndo atrás dessa tecnologia, mas a mais famosa e pioneira é norte-americana Tesla que ainda não existe no Brasil. Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e os europeus, automóveis independentes já podem ser vistos pelas ruas.

Jota Pompílio, editor
jota@baladain.com.br

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road