Antessala

Sérgio Gurgel apresenta exposição imersiva e multissensorial no Sobrado Dr. José Lourenço

Por Gabriela - Em 12/01/2021 às 2:55 PM

Whatsapp Image 2021 01 12 At 14.13.12

Sérgio Gurgel

Com um trabalho marcado por uma densidade estética incomum, Sérgio Gurgel apresenta, a partir do dia 16, “Antessala”, sua primeira exposição individual em âmbito institucional, que ocupará três no segundo piso do edifício histórico do Sobrado Dr. José Lourenço, no centro de Fortaleza.

A mostra, com diversas instalações, é um convite para adentrar o universo visual e poético do artista. Os objetos são potentes vetores de memória, deixam rastros de matéria afetiva e ajudam a narrar a história de personagens femininas que fazem parte da pesquisa e intimidade de Sérgio Gurgel.

O percurso da exposição, que conta com curadoria de Carolina Vieira, é atravessado por pinturas em diversas superfícies de objetos – espelhos, mobiliário, tecidos, vidros, e também por projeções de vídeo, vozes, cheiros, luz e sombra, revelação e mistério.

Na primeira sala, intitulada Recinto, Sérgio Gurgel apresenta seu projeto de longa duração que retrata três distintas mulheres de Acopiara, anônimas elevadas ao patamar de divas, num contínuo processo de observação e aproximação

A segunda gira ao redor da figura e história de Dona Valneide, uma saga heroica de abismo e redenção, intitulada Nafrágil. O terceiro e último ambiente terá um aspecto sala de espera onde uma estranha visão da sexualidade aflora em peles, pregas e dobras. Orgosma é uma instalação onde superfícies rugosas e viscosas se apresentam.

A exposição fica aberta até o dia 20 de fevereiro, no número 154 da rua Major Facundo. A visitação gratuita acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 14h.

Whatsapp Image 2021 01 12 At 14.13.12 (1)

Antessala

Mais notícias

Ver tudo de Notas