Quer harmonizar de forma perfeita vinho com chocolate? Confira as dicas!

Por Admin - Em 20/04/2019 às 1:34 AM

Neste domingo (21) se comemora a Páscoa, uma das datas mais importantes do calendário cristão. E uma das tradições mais conhecidas da celebração é presentear com chocolate. Por isso, separamos um top 4 com dicas imperdíveis para harmonizar essas delícias com vinho. Confira!

1 – Dê preferência para um chocolate mais amargo

É consenso entre os especialistas que o chocolate não é um alimento muito fácil de harmonizar. Por isso, uma boa sugestão é iniciar com um chocolate mais amargo, que tenha entre 50% e 70% de cacau. Esse tipo de chocolate requer um vinho encorpado e aromático, como um bom tinto.

2 – Chocolate branco combina com espumante moscatel

O chocolate branco é, por natureza, mais doce e com mais gordura, por isso, o ideal é harmonizar como um espumante estilo moscatel, que também é tradicionalmente uma bebida mais adocicada. Outro detalhe importante é que a acidez do moscatel contribui bastante para tirar da boca o excesso de doçura do chocolate.

3 – Vinho tinto seco vai bem como chocolates com alta concentração de cacau

Os tintos secos estão entre os vinhos favoritos dos consumidores brasileiros. Esse tipo de vinho se harmoniza perfeitamente com um chocolate com grande concentração de cacau, na faixa de 75% ou mais. Um cabernet sauvignon ou um syrah combina bem com essa iguaria.

4 – Prefira Vinhos de colheita tardia

Os vinhos de colheita tardia são aqueles produzidos a partir de uvas que foram colhidas após o tempo ideal. Esse tempo mais longo faz com que aumente a concentração de açúcar na bebida. Com esse sabor mais adocicado, os vinhos de colheita tardia foram um par perfeito com chocolate ao leite.

Ah, por falar nisso, se você não sabe onde adiquirir vinhos de qualidade neste feriadão, saiba que a Cavalieri Confraria e a Brava Wine, que possuem rótulos ideais e exclusivos para sua harmonização, funcionam normalmente no sábado, dia 20. Fica a dica!

Harmonização

Foto: Reprodução

Mais notícias

Ver tudo de Notas