Crime na quarentena

No dia do aniversário de Van Gogh, obra do artista é roubada em museu na Holanda

Por Gabriela - Em 31/03/2020 às 2:25 PM

Lentetuin Jardim Da Primavera Van Gogh

Jardim Da Primavera – Van Gogh

Na última segunda-feira, 30 de março, dia em que se comemorava o 167º aniversário Vicent Van Gogh, uma obra do pintor foi roubada do Museu Singer Laren, na Holanda. O espaço estava fechado no momento do crime devido ao surto do novo Coronavírus no país.

A pintura “Lentetuin”, ou “Jardim da Primavera”, que representa o jardim da reitoria de Neunen e data de 1884, havia sido emprestada por outro museu holandês, o Groninger, e seu valor de mercado não foi divulgado.

Diretor do Singer, Event Van Os falou em entrevista coletiva que a diretoria e os donos de ambos os museus estão chocados e tristes com o acontecimento. “Esta obra de arte esplêndida e comovente de um dos nossos grandes artistas foi roubada, tirada da comunidade. Estou chocado e absolutamente irritado que isso tenha acontecido”, afirmou ele.

Apesar do ocorrido, o legado de Van Gogh permanece vivo em diversos espaço de arte pelo mundo. Um deles, o Van Gogh Museum, em Amsterdã, que também se encontra fechado para visitação, disponibilizou um acervo online para os visitantes dentro da campanha Museum at Home, além de um tour em 4k no Youtube. Confira abaixo:

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas