Retomada

Museu da Língua Portuguesa está pronto para reabrir suas portas ao público

Por Gabriela - Em 14 de julho de 2021

Museu Lingua Portuguesa

Museu da Lingua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa reabrirá suas portas no próximo dia 31 de julho, totalmente reconstruído. Durante os últimos cinco anos o museu passou por uma intensa e enorme reconstrução depois do incêndio que o atingiu em dezembro de 2015.

Um dos primeiros museus totalmente dedicados a um idioma, instalado na cidade com o maior número de falantes de português no mundo, na histórica Estação da Luz, o museu celebra a língua como elemento fundador da cultura brasileira.

Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante será conduzido a um mergulho na história e na diversidade do idioma falado por 261 milhões de pessoas em todo o mundo.

No dia 31, além da cerimônia presencial com autoridades, a inauguração será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Museu. Por conta da Covid-19, o espaço terá capacidade restrita e os ingressos serão adquiridos exclusivamente pela internet, com dia e hora marcados. Os visitantes receberão chaveiros touchscreen para evitar toque nas telas interativas.

Já a exposição temporária de reabertura do Museu, “Língua Solta”, traz a língua portuguesa em seus amplos e diversos desdobramentos na arte e no cotidiano. Com curadoria de Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos, a mostra conecta a arte à política, à vida em sociedade, às práticas do cotidiano, às formas de protesto e de religião, em objetos sempre ancorados no uso da língua portuguesa.

Mais notícias

Ver tudo de Notas