Luta reconhecida

Maria da Penha recebe prêmio Hispano-Francês ‘Mujeres Avenir’

Por Gabriela - Em 08/03/2021 às 2:30 PM

Maria Da Penha

Maria Da Penha

A cearense Maria da Penha, que cede seu nome à uma Lei brasileira contra a violência doméstica, recebeu, na última quinta-feira, 4, o prêmio Hispano-Francês ‘Mujeres Avenir’. A cerimônia fez parte do “IV Congresso Internacional sobre Mulheres e Diplomacia em Madrid”, em colaboração com a Escola Diplomática da Espanha e a revista Diplomacia Siglo XXI.

Em formato híbrido, o evento contou com a participação virtual de Maria, direto de Fortaleza. Além dela, a costarriquenha Elizabeth Odio Benito, presidenta da Corte Interamericana de Direitos Humanos, também foi agraciada com a premiação.

O prêmio Mujeres Avenir 2021 foi concedido pela cearense ter promovido a Lei Federal 11.340 do Brasil – também conhecida como Lei Maria da Penha-, que tem como objetivo específico proporcionar instrumentos para coibir, prevenir e erradicar a violência doméstica e familiar contra a mulher, garantindo sua integridade física, psíquica, sexual, moral e patrimonial.

“Também sou muito honrada, por ter recebido, em 2013, a Ordem de Cruz de Dama de Isabel La Católica, condecoração concedida pela Embaixada do Reino da Espanha. São iniciativas como essas que nos animam a continuar na luta por uma vida mais justa e igualitária, longe do medo e da opressão”, ressaltou Maria. Ainda durante a fala, a farmacêutica compartilhou sua história de vida. “A minha luta começou muito solitária, mas ao final a recompensa não foi pessoal, mas para todas as mulheres do meu país”, finalizou Maria da Penha.

Mujeres Avenir

A associação trabalha com o propósito de dar voz às mulheres e contribuir para a igualdade em todas as áreas, junto à Embaixada da França na Espanha, do Consulado Geral da França em Madri e do Ministério da Igualdade na Espanha. Além disso, tem como objetivo promover a criação de uma rede de relações que contribua para a geração de valor na sociedade e o estreitamento dos laços entre a Espanha e a França, bem como a visibilidade para um combate mais eficaz às desigualdades.

Mais notícias

Ver tudo de Notas