Circular Américas

Iate Clube de Fortaleza serve de cenário para o lançamento do livro de Chico Moura

Por Gabriela - Última Atualização 26 de julho de 2021

Whatsapp Image 2019 04 07 At 12.48.57 1024x768

Chico Moura

Nesta sexta-feira (23), às 17h, o Iate Clube de Fortaleza recebe o lançamento do livro “Circular Américas: Uma viagem de ônibus”, de autoria do jornalista e escritor Chico Moura.

Na obra, o autor relata os cinco meses que levou viajando de ônibus municipais por diversos países da América do Sul. Os relatos incluem as viagens feitas desde Manaus a Belém, o trem da morte, Caracas (Venezuela), Lima, Machu-Pichu (Peru), entre outras, até o retorno ao Brasil. De forma inusitada, determinados acontecimentos e fotografias foram registrados no aparelho celular do escritor.

Durante as viagens, Moura observa as paisagens, culinárias, arquitetura e as pessoas com olhar atento de peregrino. Ele “redescobre” um continente vasto, desigual, de culturas diversas, milenares, ricas e abundantes. Foram percorridos mais de 22 mil quilômetros através de 9 países e cruzando 36 cidades diferentes.

Whatsapp Image 2021 07 20 At 14.03.15 696x468

Ricardo Caminha e Chico Moura

Amigo de longa data de Chico Moura, Ricardo Caminha é quem faz o convite para ­o evento de lançamento.

“Conheci o Chico em 1996, quando morava em North Miami Beach, na Flórida. Chico com seu jornal Flórida Review ajudou muito a uma aventura que em julho de 1997, juntamente com o Pedro Coelho Neto, Alexandre Frota e Ronaldo Maiorana, levamos uma micareta para Miami Beach, o Carnabeach, com a participação de Timbalada, Ricardo Chaves, É o Tchan e Chiclete com Banana. Mantemos uma amizade desde então”, relata Ricardo.

Chico Moura nasceu em Fortaleza, em 1946, mas aos dois anos se mudou para o Rio de Janeiro. Aos 25 anos, foi morar em New Jersey, nos Estados Unidos e em 1979, com procuração de João Roberto Marinho, abriu a primeira conta do jornal O Globo no Banco do Brasil em NYC, passando a representar o jornal em todo o território norte americano.

Mais notícias

Ver tudo de Notas