Na próxima semana

Estacionamento do RioMar Kennedy passa a oferecer teste de COVID-19 em sistema drive-thru

Por Gabriela - Em 17/07/2020 às 4:42 PM

Image002

RioMar Fortaleza

Ampliando a testagem para Covid-19 no Estado, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), disponibiliza o serviço em sistema drive-thru, a partir da próxima segunda-feira (20), no Estacionamento do shopping RioMar Kennedy.

Os exames, que são gratuitos, poderão ser realizados de 8 às 17 horas, devendo ser agendados previamente pelo sistema Saúde Digital ou pelo aplicativo Ceará APP, do Governo do Estado. No drive-thru do shopping, serão realizados testes de biologia molecular em tempo real.

“O teste de biologia molecular é o ideal para se ter um panorama legítimo e recente da Covid-19, porque ele identifica a infecção atual da doença. Respeitar o critério dos dias de aparecimento dos sintomas garante o diagnóstico mais fidedigno”, explica a Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

O drive-thru é mais uma estratégia da Secretaria da Saúde para aumentar, de forma rápida e segura, a testagem na população em pacientes com sintomas leves de coronavírus. “O teste serve para isolar mais rapidamente a pessoa contaminada e tratá-la precocemente. Com isso, evitamos a disseminação do vírus. Testar, isolar e tratar é a principal estratégia da Sesa. Além disso, os testes nos dão uma dimensão do número de pessoas contaminadas e nos possibilita traçar estratégias mais acertadas”, finaliza Magda.

Drive-thru no HGF

Além do estacionamento do Shopping, a população também pode ter acesso à testagem para Covid-19 em sistema drive-thru no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Desde o dia 15 dia de junho, quando o serviço teve início na unidade, 3.143 amostras foram coletadas. O agendamento dos exames deve ser feito pela plataforma Saúde Digital a cada três dias.

Mais notícias

Ver tudo de Notas