7 de abril de 2021

Tour Pela Bahia

Conheça as praias mais incríveis de Trancoso e Itacaré

0572e70d 6f04 4aa6 83e0 78ebc6494781

Um roteiro de praias para descobrir as delícias das duas cidades no litoral do Sul da Bahia. Dois destinos certos para quem quer respirar ar puro e apreciar as belezas do nosso nordeste.

Itacaré

Itacarezinho, apesar do diminutivo, é uma praia extensa. Afastada do centro, tem um trecho tranquilo reservado aos hóspedes e visitantes do resort. Ela integra o famoso roteiro das 4 praias, que inclui Engenhoca, Havaizinho e Camboinha. São uma em seguida da outra. Podem ser visitadas em apenas um dia, mas bom mesmo é aproveitar cada, sem pressa.

Engenhoca, a primeira da trilha, tem altas ondas e atrai surfistas. O riozinho que passa em frente ao mar é um diferencial de água doce na paisagem. A vizinha Havaizinho é mesmo pequena, além de bonita e quase sempre vazia. Tem algumas cabanas e um mirante gramado para ver o pôr-do-sol.

A seguir, Camboinha é ainda menor e mais deserta. Tem ângulos lindos para fotografar até chegar a Itacarezinho. Pela trilha, o cartão-postal pode ser vista do alto: mar cristalino, areia branca e coqueiros. Além das praias, o roteiro pode incluir uma esticada à cachoeira do Tijuípe. Já o encontro entre o Rio Tijuípe com o mar também garante boas recordações.

A praia de Jeribucaçu, por sua vez, demanda um dia inteiro só para ela. O acesso é por uma trilha de cerca de duas horas, passando pela Cachoeira da Usina e um trecho de mangue. Basta colocar os pés no mar para sentir que a caminhada vale a pena.

Trancoso

Com dias ensolarados e noites estreladas em boa parte do ano, Trancoso é um dos destinos mais desejados da região. O vilarejo com pouco mais de 20 mil habitantes é um distrito de Porto Seguro, lugar que guarda a certidão de nascimento do Brasil.

Conta-se que foi ali, na região de Porto Seguro, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou em 1500. Em 1650 os jesuítas ergueram a Igreja de São João Batista, aquela igrejinha branca que se tornou o cartão postal de Trancoso e mantém o vilarejo no topo do wedding destinations.

Depois de descer a ladeira do Quadrado, em direção ao mar, é preciso decidir entre virar à esquerda ou à direita do rio Trancoso. Seguindo à esquerda, sentido norte, fica a Praia dos Nativos. Com areia macia e mar manso, a praia mais popular é perfeita para um mergulho e oferece diversos Beach Clubs.

Quem virar à direita, sentido sul, vai alcançar as piscinas naturais da ponta de Itapororoca, com uma faixa de areia quase deserta, ou a bela e intimista Itaquena. Há ainda as vizinhas Praia do Espelho (a 26 km), com seus cintilantes espelhos d’água e, mais à frente, a isolada Caraíva. A vilinha roots, frequentada pelo público mais jovem e descolado, também é famosa pelo forró mais animado da região.

Eabd12fc 7cd7 49cb 867d 2836376ec0c3

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle