Arte e cultura

Confira quatro exposições imperdíveis para visitar em São Paulo

Por Gabriela - Em 23/01/2020 às 1:31 PM

Está de férias e pretende visitar a capital paulista, pois saiba que a metrópole oferece múltiplas possibilidades de lazer em diferentes espaços artísticos. Para curtir o espirito da capital, que celebra 466 anos neste sábado (26), a sugestão é programar passeios e mergulhar no universo da arte dos museus e das galerias.

Confira a seguir quatro exposições imperdíveis para visitar nesta temporada.

Antonio Bandeira, no MAM São Paulo – Até 2 de fevereiro

013302040188

Um conjunto de cerca de 70 trabalhos do artista Antonio Bandeira (1922–1967) pode ser visto no MAM São Paulo. Com curadoria de Regina Teixeira de Barros e Giancarlo Hannud, a exposição reúne obras de diferentes fases da produção do artista, desde as primeiras pinturas figurativas até as grandes telas de tramas, criadas nos últimos anos de sua carreira. A exposição fica em cartaz até 2 de fevereiro de 2020 e tem entrada gratuita aos sábados.

Livros de Artistas, no MAM São Paulo – Até 16 de fevereiro

Captura De Tela 2020 01 23 Às 13.24.42

Cerca de 60 obras da coleção da Biblioteca Paulo Mendes de Almeida do MAM São Paulo integram a mostra Livros de artista da Biblioteca do MAM, em cartaz até 16 de fevereiro na Sala Paulo Figueiredo do Museu. A curadoria da exposição, a cargo de Felipe Chaimovich, elegeu obras produzidas de forma artesanal ou que tenham sido publicadas por editoras alternativas. Figuram livros de artistas como Almandrade, Anna Bella Geiger, Antonio Dias, Betty Leirner, Dora Longo Bahia, Julio Plaza, León Ferrari, Marcius Galan, Nuno Ramos, Paulo Bruscky, Regina Silveira e Rosângela Rennó.

Chiharu Shiota, no Centro Cultural Banco do Brasil – Até 27 de janeiro

X1000 Y748 2f63ad 01

A transitoriedade dos ciclos da vida, a memória e a própria experiência pessoal inspiram a obra da japonesa Chiharu Shiota. Conhecida principalmente por seus trabalhos em grande escala, frequentemente compostos por emaranhados de linhas, Shiota é autora de uma obra multidisciplinar, desdobrada em suportes diversos: são instalações, performances, fotografias e pinturas. Com curadoria de Tereza de Arruda e produção da Base7 Projetos Culturais, a mostra retrospectiva Linhas da Vida segue aberta para visitação em São Paulo até domingo (27) e também será exibida nas unidades do CCBB em Brasília e no Rio de Janeiro.

Claudio Alvarez, na Galeria Lume – Até 2 de fevereiro

Captura De Tela 2020 01 23 Às 13.25.35

Claudio Alvarez apresenta sua mais recente produção na Galeria Lume. A visão, um dos sentidos essenciais da existência humana, é carregada de ideias pré-estabelecidas sobre os fenômenos que fazem parte do cotidiano. A percepção torna-se tão automatizada que só é possível constatar que se está enxergando quando o objeto de observação desafia o olhar com alguma característica que foge do comum. Aqui, é preciso suspender os pré-julgamentos e enxergar o novo objeto de forma pura, é o que propõe Alvarez na mostra Quando Vemos.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle