Marca Registrada

Com projetos de alto luxo, o arquiteto Marcelo Franco conquista seu espaço na capital paulista

Por Pompeu - Em 28/07/2020 às 7:33 PM

Ron 4324

Marcelo Franco sobre a laje de um empreendimento de luxo que está sendo construído na Praia do Futuro

O arquiteto cearense Marcelo Franco, ao longo de mais de duas décadas de trabalho, se tornou sinônimo de requinte, bom gosto e sofisticação, sendo um dos principais responsáveis por projetos exclusivos e de alto luxo no Estado. Aluno da primeira turma de Arquitetura da Universidade de Fortaleza (Unifor), começou a adquirir experiência no mercado ainda bem cedo, estagiando em escritórios de renome da capital cearense.

F9175f19 A686 475b B4b4 B0dabcfdf934

Marcelo Franco vistoriando as obras do Carmel Taíba

“Tenho orgulho em dizer que, nessa época, tive o prazer de já iniciar o estágio em um escritório de arquitetura, onde cortava papel e fazia as molduras dos desenhos, pois estavam iniciando o uso do computador para a arquitetura”, recorda. Ainda segundo ele, a Unifor foi precursora na utilização do computador para projetar, sempre investindo em muita tecnologia. “Foi um período mágico ao lado de colegas maravilhosos, todos sedentos por uma arquitetura de vanguarda. Os estágios me colocaram em uma situação muito interessante. Logo fui chamado para ser chefe de desenho do arquiteto Gerson Castelo Branco, ainda hoje, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho”, explica. Durante a graduação, juntamente com o colega Luciano Leite, participou do concurso criado para projetar o parque esportivo da Unifor. “O parque esportivo está construído hoje pelo nosso projeto, infelizmente, tivemos que abrir mão dos direitos autorais por sermos estudantes”, pontua.

Primeiro escritório
Após as diversas passagens por empresas como estagiário, Marcelo, ainda estudante, percebeu que poderia dar um passo adiante. E, assim, alugou seu primeiro escritório, ainda no primeiro ano da graduação. A sala ficava localizada dentro da clínica do pai, o dentista Amir Franco. De início, passou a terceirizar serviços de outros arquitetos e, com o passar do tempo, começou a realizar projetos para pequenas construtoras. “Tudo, logicamente, era acompanhado por engenheiros responsáveis pelas obras. E foram exatamente essas obras que me deram experiência redobrada, sempre zelando pela exequibilidade dos projetos”, afirma.

Projetos de alto luxo

1a4fb468 9a28 4dfc 8636 4711493ddbad

Fazenda Boa Vista

Dono de traços fortes e marcantes, Marcelo, foi, com o passar dos anos, trabalhando soluções muito específicas de design. Como elementos principais, sempre procurou valorizar os imóveis e investir em projetos que encantassem os olhos e ditassem tendências.

“Hoje, meus clientes compram uma grife. Sinto que meus projetos possuem soluções e design que são particulares. Vejo isso de uma forma muito positiva. As pessoas que contratam meu trabalho já sabem o que vão receber: um projeto de vanguarda, minimalista e sem excessos”, pontua. Um dos mais recentes trabalhos no nicho do alto luxo foi o Carmel Taíba Exclusive Resort, na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante. Segundo Marcelo, o projeto foi um grande presente, pois nele conseguiu expressar a arquitetura de forma plena.

242113888

Carmel Taíba – Foto: Reprodução

“Eu queria o primeiro hotel de praia design do Brasil, onde a arquitetura e a natureza pudessem ser as estrelas maiores. Para isso, respeitamos ao máximo a vegetação local e mimetizamos toda arquitetura”, conta. Ainda conforme Franco, o hotel instiga a curiosidade em todos os pontos, desde a entrada, onde um túnel te leva para o lobby,  que emoldura a piscina e o mar. “A ideia é, realmente, fazer com que os hóspedes passem por essa experiência sensorial em todos os lugares e que possam se desligar do mundo lá fora. O respeito pela natureza foi fundamental, mantivemos todos os coqueiros existentes e todo o hotel possui energia solar”, assevera.

Marcelo Franco Arquitetos Associados
Além do Carmel Taíba Exclusive Resort, o escritório Marcelo Franco Arquitetos Associados ainda trabalha em projetos de hotéis em Fortaleza, Jericoacoara, Aquiraz, Fortim além de um exclusivo hotel boutique na paradisíaca Praia de Icaraizinho de Amontada.

E7eccdea 2518 4550 A1fb 4a6924abcf0d

Marcelo Franco

Atualmente, o já consagrado e reconhecido escritório trabalha duas linhas bastante específicas. A primeira, são os empreendimentos de altíssimo luxo, como hotéis e casas de alto padrão, como em São Paulo, na Fazenda Boa Vista, referência em casas de luxo na capital paulista. Há seis meses, pensando na expansão dos negócios, o arquiteto abriu uma filial do escritório na Avenida Faria Lima, em São Paulo. “Hoje, na Fazenda Boa Vista, contamos com quatro casas aprovadas e em fase de execução. Assinamos com o Fundo CVPAR a construção de mais dez casas no mesmo local. A Fazenda Boa Vista, sem dúvida, é o local no País onde se concentram as mais caras e arrojadas casas, com ticket médio variando entre R$ 16 e 40 milhões”, avalia.

Ron 4334

Marcelo Franco atento às transformações

A segunda linha de atuação, de acordo com Marcelo, pode ser considerado “um outro escritório dentro do escritório”, responsável por atender grandes empresas que trabalham com projetos econômicos, ligados a programas sociais do Governo, como Minha Casa, Minha Vida. Para manter o grau de excelência, o escritório mantém equipes específicas no Maranhão (São Luís), Piauí (Teresina) e Roraima (Boa Vista), responsáveis por atender toda uma demanda de produtos econômicos.

“O mercado econômico é um mercado em plena expansão e que sempre existirá no Brasil, mediante tamanha desigualdade social. Esse é o tipo de projeto em que não existe margens para erros, pois são feitos em escala. Nesse segmento, já somos responsáveis por mais de 20 mil unidades”, diz Franco.

Projetos futuros
Casado com a estilista Bianca Bonorandi e pai de Luca e Rochele, Marcelo Franco é desses profissionais que sempre procura ver além dos desafios. “Mesmo em meio a uma pandemia, onde tudo praticamente parou, nosso escritório conseguiu consolidar ainda mais seu nome. Acredito que, a partir de tudo que estamos vivendo, é possível chegar à conclusão de que a boa arquitetura é feita por arquitetos e não por empresas. Os arquitetos que têm uma identidade de projeto, esses sim, serão lembrados por um feito muito maior do que apenas a venda de um imóvel. Serão lembrados por propor uma nova forma de viver e morar”, explica.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle