O Olhar Enxerga

Com curadoria de Diógenes Moura, Museu da Fotografia abre duas grandes exposições

Por Gabriela - Em 03/03/2020 às 10:42 AM

Silvio Frota E Diogenes Moura 1

Silvio Frota e Diógenes Moura – Foto: Portal IN

Março é um mês especial para o Museu da Fotografia Fortaleza. Celebrando seu terceiro ano na capital cearense, sempre fomentando a arte visual, o conhecimento local e a constante educação sobre fotografia, o espaço recebe, no próximo dia 7, o curador Diógenes Moura para a abertura de duas exposições de longa duração.

Profissional que fez a curadoria da mostra “Estúdio de Arte Irmãos Vargas encontra Martín Chambi”, no ano passado, Diógenes volta ao MFF para mergulhar neste acervo com mais de 2.500 obras e modificar dois pavimentos inteiros do equipamento, revisitando todo o material e trazendo novos contextos e novas leituras para o Museu.

Agora, o térreo e 1º andar darão espaço a fotografias que ainda não foram expostas – sem deixar de manter alguns clássicos e obras icônicas – nas mostras “O Olhar não vê. O Olhar Enxerga” e “Não Danifique os Sinais”. No total, cerca de 370 obras, coloridas e em preto & branco, serão exibidas nas duas exposições com o intuito de cruzar diversas décadas e períodos da história da fotografia.

Diogenes Moura 9

Diógenes Moura

Segundo o curador, “o ponto mais importante dessas duas exposições é a descoberta que o verdadeiro olhar não vê. Ver, apenas, já não basta. O olhar enxerga. E a fotografia também não basta, temos que observar a imagem, o resultado disso: da existência da imagem”, afirma. Na data, às 11h30, ele pilota um bate papo com o público sobre todo este processo e seu resultado.

Mais notícias

Ver tudo de Agenda