Cidade Saudável

Carol Bezerra discursa na cerimônia de entrega do Prêmio Transporte Sustentável 2020

Por Pompeu - Em 15/01/2020 às 8:25 AM

15 01 2020 Carol Bezerra Sta 2020

Carol Bezerra – Foto: Divulgação

Em seu speech, representando o prefeito Roberto Cláudio na noite de entrega do Sustainable Transport Award 2020, na terça-feira (14), no estado americano de Washington D.C,  a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, apresentou os avanços em mobilidade urbana da capital cearense em 2019, ano em que a cidade saiu vencedora do prêmio e sediou o Mobilize Summit, considerado o maior encontro da cúpula sobre transporte sustentável do mundo.

Carol Bezerra

Carol Bezerra

“Tanto o prêmio quanto o evento Mobilize Summit trouxeram visibilidade à cidade e nos deram confirmação e confiança de que estamos no caminho certo. Simultaneamente, nos impôs uma grande responsabilidade de manter o bom trabalho. Vamos compartilhar o que aprendemos nos últimos anos e aprender com essa rede de cidades que deseja tornar o mundo mais sustentável”, destacou a primeira-dama.

De acordo com o comitê do prêmio, Fortaleza foi a cidade vencedora em 2019 pela implementação de boas práticas em suas ruas desde 2014, incluindo vias completas ou divisão equitativa do espaço viário, a redução do CO2  e o aumento da segurança no trânsito priorizando o transporte público, o ciclismo e a caminhada.

57783ff6 A482 40f7 82d8 586f86dee0bd

Sustainable Transport Award 2020

Presente no evento, a secretária de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza, Patrícia Macêdo, falou sobre a abordagem sustentável adotada pela Prefeitura de Fortaleza. Segundo ela, As políticas públicas de mobilidade urbana colocou a cidade como referência mundial de projetos inovadores de rápida implementação e baixo custo, que priorizam pedestres, transportes públicos e, sobretudo, a segurança viária. A capital cearense integra, atualmente, uma rede de cidades que pensa e concebe espaços urbanos sustentáveis voltados para as pessoas”, afirmou.

216ace45 07df 4b9a B5be 70c113a5f9a6

Representantes da cidade de Pune com Carol Bezerra– Foto: Iwona Alfred

Este ano, a honraria, outorgada pelo ITDP e pelo Transit Center, foi entregue a cidade de Pune, na Índia, por seu trabalho na melhoria da infraestrutura de pedestres, dedicando mais de 50% de seu orçamento de transporte municipal a modos sustentáveis. Já a cidade de Jacarta, capital da Indonésia, foi agraciada com a menção honrosa da premiação pela expansão de seu sistema de BRT, Transjakarta.

O vencedor do Sustainable Transport Award (STA) foi selecionado por um comitê de organizações líderes na área de transporte sustentável e desenvolvimento urbano, incluindo o Banco Mundial, WRI Ross Center for Sustainable Cities, CODATU, ICLEI, Clean Air Asia, GiZ, Instituto Clean Air e Despacio.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder