Live

Assista aqui o lançamento do livro “Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019″

Por Gabriela - Em 31/05/2021 às 3:23 PM

Whatsapp Image 2021 05 31 At 10.15.11

Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove o lançamento virtual do livro “Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019”, nesta segunda-feira (31).

A obra conta com fotografias históricas e atuais, registradas na celebração do centenário, além de depoimentos de pesquisadores brasileiros e internacionais, autoridades políticas e científicas e moradores locais.

A live conta com a participação do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno; o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima; e a secretária da SBPC no Ceará, Cláudia Linhares.

Sobre o livro

O Centenário do Eclipse de Sobral narra como o eclipse solar de 29 de maio de 1919 tirou do anonimato o município cearense de Sobral e se tornou o eclipse mais famoso da história moderna da humanidade. As fotografias feitas pela equipe britânica na Praça do Patrocínio, em Sobral, ajudaram a comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Einstein sobre a deflexão da luz das estrelas ao passar próximo da borda do sol. A partir desta confirmação, a teoria de Albert Einstein revolucionou a Física, trazendo uma nova concepção sobre o Universo.

Dividido em quatro capítulos e com 148 páginas, o livro é ilustrativo e dá destaque para inúmeras fotografias, desde as imagens históricas até as imagens mais atuais feitas durante as atividades do centenário. Além disso, a obra conta com 55 depoimentos de pesquisadores brasileiros e internacionais, autoridades políticas e científicas e moradores locais.

Assista ao vivo abaixo:

Mais notícias

Ver tudo de Notas