Povos do Mar

Artistas cearenses fazem homenagem aos jangadeiros no projeto Aquavelas

Por Gabriela - Em 25/11/2020 às 11:20 AM

Whatsapp Image 2020 11 25 At 11.25.23

Artistas do projeto Aquavelas – Foto: Rogério Lima

O Sistema Fecomércio Ceará promoveu um encontro especial, nesta quarta-feira (25), com os 10 artistas plásticos cearenses que vão participar do Projeto Aquavelas, dentro da Programação Povos do Mar. Na ocasião, os artistas realizaram uma performance visual e um bate-papo seguido de almoço com os convidados.

A coletiva Aquavelas será um dos destaques da programação que celebra uma década do Encontro Sesc Povos do Mar, marcada para acontecer de 6 a 11 de dezembro. Reunindo 10 artistas, a mostra irá homenagear jangadeiros, rendeiras e pescadores, destacando a relação dos convidados com os seus respectivos territórios.

Dez embarcações serão transformadas em obras de arte flutuantes, com velas pintadas por artistas plásticos cearenses que expressam, nas cores e nos traços, a relação dos cearenses com seu território.

As velas estarão expostas na Enseada do Mucuripe (próximo ao Mercado dos Peixes) no dia 6 de dezembro, das 8h30 às 11h. Em seguida, as jangadas passeiam pela orla de Fortaleza, navegando em direção ao Rio Ceará, onde encerram o trajeto.

Os artistas Júlio Silveira e Vando Farias participam do Povos do mar desde os primeiros anos e, este ano, formam, junto a Zé Tarcísio, Edmar Gonçalves, Mano Alencar, Almeida Luz, Bia Soares, Efigênia Coelho, Totonho Laprovitera e Andréa Dall’Olio, o coletivo da Exposição Aquavelas.

Mais notícias

Ver tudo de Notas