Jornada Interrompida

A Arte está de luto com a partida de Bia Perlingeiro

Por Pompeu - Em 05/04/2020 às 12:00 PM

Max, Bia E Victor Perlingeiro

Max, Bia e Victor Perlingeiro

Importante nome no cenário das artes, a  galerista cearense Bia Perlingeiro faleceu neste sábado(4), no Rio de Janeiro, deixando um legado de afeto e saberes. A informação foi divulgada nas redes sociais da Galeria Multiarte.

O marido e o filho, Max e Victor Perlingeiro, anunciaram o falecimento, pedindo conforto para enfrentar uma “dor imensurável”. “Nesse momento de dor e consternação, pedimos a Deus que dê conforto a todos nós para que possamos enfrentar esta dor imensurável com serenidade. Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ela, mulher, mãe, amiga, irmã, profissional ímpar, que deixa um lindo legado de amor, firmeza e coragem. Que possamos mantê-la em nossa lembrança e nos nossos corações como a pessoa que ela sempre foi. A família agradece as condolências.”

Com seu vasto conhecimento, Bia teve um papel fundamental na arte cearense nas últimas três décadas.  Junto com o marido, o também galerista Max Perlingeiro, com quem estava casada há 30 anos, ela era responsável pela Multiarte, prestigiada galeria em Fortaleza, responsável por trazer importantes exposições, como a “Irmãos Campana” e “Leonilson por Antonio Dias – Perfil de uma coleção”. O casal também administrava as sedes de São Paulo e do Rio de Janeiro da Pinakotheke Cultural, que já recebeu mostras de artistas como Tomie Ohtake e Candido Portinari.

Max Perlingeiro apresenta a preview da exposição “Leonilson por Antônio Dias – Perfil de uma Coleção”, na Multiarte

Galeria Multiarte recebe exposição inédita dos Irmãos Campana

Multiarte inaugura exposição de um dos maiores nomes da arte brasileira, a “Universo Gráfico de Cândido Portinari”

 

Em Fortaleza, Bia comandava os Grupos de Estudos Multiarte, frutos de apurada inspiração, trabalho e competência. O projeto, de cunho pessoal, foi idealizado por ela como forma de estreitar conexões e promover um ambiente de diálogos e reflexões sobre o panorama da arte

Os amigos se manifestam evocando a ternura que fazia parte dela e que ficará guardada para sempre nos corações daqueles felizardos que desfrutaram da amizade dela..

“Devemos muito a Bia. Ela tem um papel fundamental na arte cearense nos últimos 32 anos. Com sua delicadeza, discrição e larga intuição, contribuiu para um salto qualitativo na apreciação da arte em Fortaleza”, afirma Dodora Guimarães, curadora de arte e presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo.

João Portinari

João Portinari

João Candido Portinari lamentou a partida da amiga. “A Arte brasileira deve muito a Bia, assim como também seus amigos, tocados por sua mão sempre generosa, sensata e entusiasmada”, lamenta o filho de Cândido Portinari.

E é já na dobra da saudade que a escritora Ana Miranda também deixa palavras à amiga. “Era uma pessoa feita de bondade, beleza, sensibilidade, inteligência. Parecia uma luz dourada. Tinha o coração cheio de afeto e espalhava alegria. Fazia um trabalho magnífico de conscientização pelas artes com seus cursos e rodas de conversas, sempre criativos e de altíssima qualidade. Plantou sementes muito fortes. Saudades da Bia”.

Segue galeria com imagens de Bia Perlingeiro:

 

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle