25 de janeiro de 2021

NOVO MODELO DE NEGÓCIO

Wilson Ferreira Júnior vai assumir a presidência da BR Distribuidora com o desafio de realizar sua reestruturação

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, que renunciou ao cargo por motivos pessoais, afirmou que permanecerá no cargo até o próximo dia 5 de março, mas já está com um novo desafio à vista: assumir a presidência da BR Distribuidora, que é a maior empresa do gênero no Brasil.

Wilson Júnior assumirá o comando da maior distribuidora do Brasil                Foto: Divulgação

Ele assumirá o posto que, atualmente, está sendo ocupado por Rafael Grisolia. Mas a articulação para a realização da troca de comando da BR vinha sendo efetuada desde meados de 2020. A companhia foi privatizada há pouco mais de um ano e os resultados estariam aquém do esperado.

A BR Distribuidora foi privatizada em dezembro de 2019 e conseguiu realizar, na época, a captação de R$ 5 bilhões. A Petrobras, que era a dona da empresa, ainda detém 37% do controle acionário da BR, mas já anunciou que vai comercializar sua participação ainda neste primeiro semestre, na modalidade leilão.

A saída de Wilson Ferreira foi comunicada ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, na última sexta-feira. Mas o anúncio oficial depende da decisão do Comissão de Ética Pública, a fim de saber se ele terá de cumprir uma quarentena, antes de poder assumir a presidência da BR.

A distribuidora de combustíveis pretende realizar uma completa reestruturação de seus negócios, com foco nos próximos anos, quando o uso de combustíveis fósseis deverá cair em todo o planeta. E Wilson Ferreira Júnior pe o nome mais cotado para assumir esse desafio. (Com informações do Valor)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business