26 de dezembro de 2019

ENCARGOS SETORIAIS

Valores da tarifa de energia devem ter redução em 2020

Custo da energia poderá ter uma redução de até 14%          Foto: Divulgação

O setor produtivo e os próprios consumidores de energia elétrica brasileiros poderão ter um alento em suas contas de luz no ano que vem. Isso porque a Secap, do Ministério da Economia, está avaliando a redução de alguns “encargos setorias” ou até mesmo suas extinções.

De acordo com o levantamento, essa questão deverá ser prioridade na modernização do setor elétrico nacional, pois retiraria alguns subsídios cruzados, que não trazem vantagem alguma para os consumidores – industriais e residenciais – e pode gerar um significativo aumento dos níveis de produção industrial no Brasil.

O estudo destacou que desde a MP 579, editada no governo Dilma Rousseff, houve um aumento significativo nas contas de energia cobradas no País. “Os encargos setoriais são instituídos por leis aprovadas pelo Congresso Nacional e representam, aproximadamente, 14% na composição da tarifa”, diz o documento da Secap.

Ainda segundo o levantamento realizado pelo órgão federal, entre 2001 e 2018 houve um aumento de 241% no valor da tarifa média de energia elétrica cobrada no Brasil, ou 60 pontos percentuais acima do IPCA, que no mesmo período teve uma alta de 181%. (Com informações do Valor).

Mais notícias

Ver tudo de IN Business