TECNOLOGIA

Teleconsulta agiliza o atendimento nas unidades do Hapvida em todo o País

Por Marcelo - Em 27/06/2020 às 12:13 PM

Febre, dores de cabeça, coriza, tosse seca ou falta de ar merecem atenção redobrada e rápida. Para isso, o Sistema Hapvida oferece o serviço de teleconsulta para pacientes com sintomas do novo coronavírus e de urgência simples. Afinal, o diagnóstico precoce pode ajudar na recuperação rápida de doenças, em especial nesta pandemia.

Teleconsulta dá mais praticidade e segurança aos usuários                            Foto: Divulgação

Em todo o sistema já foram realizadas, desde abril, mais de 40 mil consultas, para pacientes das cinco regiões do Brasil. A ideia, segundo José Luciano Monteiro Cunha, diretor corporativo de Telemedicina do Sistema Hapvida, é promover mais conforto e segurança ao beneficiário, que pode ter acesso, em casa, à consulta médica, avaliação de sintomas e, se necessário, receita médica e atestado.

“Quando os sintomas são muitos graves, as pessoas devem buscar uma unidade hospitalar, caso contrário, por meio da teleconsulta, o médico vai avaliar o paciente e solicitar, se preciso, que vá até uma unidade para um tratamento mais específico. Isso evita a ida desnecessária a uma emergência quando apresentam sintomas leves que podem ser tratados em casa”, enfatizou.

Vale reforçar, ainda, que a recomendação do Ministério da Saúde é só ir ao hospital ou pronto atendimento em casos de urgência para evitar contágio com outras doenças. É importante lembrar que a Covid-19 pode causar sintomas que não são necessariamente gripais, como diarréia, dor de barriga, dor óssea e articular.

“Dois sintomas que são muito associadas à Covid-19 é a perda do olfato e paladar, tornando muito característico e aumentando a suspeita da presença do coronavírus”, aponta o médico infectologista do Hapvida, Fernando Chagas. Outro sintoma que é tido como oculto para coronavírus, ocorre na pele.

“Isso é o que chamamos de exantema, que são manchas que se espalham pela pele e se assemelha as manchas da dengue, podendo vir a gerar coceira, mas de um modo geral, não coça e não é um sintoma tão comum”, destacou o infectologista.

Para o paciente ter acesso ao serviço oferecido pelo Sistema Hapvida, tanto para teleconsulta de urgência simples como de Covid-19, basta acessar o site das operadoras Hapvida, Grupo São Francisco, América, RN Saúde, Promed e Ame. O serviço funciona todos os dias, 24 horas.

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