INFRAESTRUTURA

Senai Ceará participa ativamente do combate ao Covid-19 em todo o Estado

Por Marcelo - Última Atualização 1 de abril de 2020

Desde a intensificação do combate à Covid-19, as indústrias químicas têm enfrentado um desafio na fabricação do álcool em gel: a escassez no mercado brasileiro de um ingrediente fundamental para o produto, o carbômero. Visando mitigar o problema, o Senai Ceará uniu uma equipe de químicos e conseguiu validar em laboratório um dos compostos substitutos existentes no mercado, e autorizados pela Anvisa, para o carbômero não disponível.

IST de Maracanaú produz mil litros de álcool em gel                       Foto: Divulgação

Produzido pelo Instituto Senai de Tecnologia (IST) conta ainda com glicerina (umectante) e vitamina E (hidratante para as mãos). Em sua unidade em Maracanaú, o Senai Ceará está fabricando 1.000 litros de álcool em gel para serem doados para a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

Toda a infraestrutura das unidades do Senai em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte está envolvida na produção de máscaras de acetato (faciais), utilizadas pelos profissionais de saúde que estão em contato direto com pessoas.

Ao todo, 30.000 máscaras serão doadas para a Sesa. A primeira remessa de doações acontece nesta terça-feira (31). A novidade vem do IST, em Maracanaú, porque os elementos que antes eram fabricados através de impressoras 3D, agora serão produzidos através de uma injetora da Esmaltec.

No processo anterior, cada impressora conseguia imprimir uma máscara a cada três horas, mas o novo processo produtivo permitirá a fabricação em larga escala, com uma produção diária de 3.000 máscaras.

O Senai Parangaba está produzindo aventais hospitalares e máscaras descartáveis de TNT (as mais comuns, encontradas em farmácias) para doação à Sesa. Serão produzidos 1.000 aventais e 8.000 máscaras. A doação deve acontecer até o próximo dia 10.

O Senai Ceará também disponibilizou sua equipe de docentes e especialistas para criar peças para respiradores artificiais (ventiladores mecânicos) que possam substituir as que apresentarem defeito. O grupo está de sobreaviso para entrar em ação se qualquer ventilador precisar de manutenção.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business