COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Roseane Medeiros: Ceará vai receber investimentos bilionários no Hub de H2V

Por Marcelo - Em 11 de junho de 2021

O Ceará está se preparando para receber, nos próximos anos, investimentos bilionários para a implantação do seu Hub de Hidrogênio Verde (H2V), que será instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), dentro de uma grande área reservada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE-Ceará).

Roseane Medeiros diz que novos investimentos virão para o Ceará                 Foto: Divulgação

De acordo com a secretária-Executiva da Indústria da Sedet e vice-presidente da FIEC, Roseane Medeiros, estão sendo realizadas conversações com várias empresas, nacionais e internacionais. “Há diversos interessados, tanto aqueles que desejam oferecer tecnologia de armazenamento, transporte, bem como energias renováveis. O Governo do Ceará e a FIEC estão trabalhando em conjunto, visando atrair o maior número possível de investidores

“Para produção de Hidrogênio Verde, duas situações são essenciais: matriz energética limpa e a questão da água, quer seja de reuso, dessalinização, ou outras fontes. O Hub de Hidrogênio Verde ocupará uma grande área dentro da Zona de Processamento de Exportação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. E temos energia eólica e solar em abundância aqui no Estado”, disse Roseane Medeiros.

As possibilidades de investimentos são grandiosas, pois apenas uma empresa que já está com o memorando de entendimento assinado com o Governo do Ceará, a australiana Enegix Energy, que vai instalar uma usina de produção de H2V no CIPP, deve realizar um aporte de aproximadamente US$ 5,8 bilhões, ou cerca de R$ 30 bilhões. O objetivo é produzir 600 mil toneladas anuais de H2V e exportar para vários países pelo Porto do Pecém.

Inclusive, no mês passado, uma equipe de executivos da Enegix esteve no Ceará, visitou a região do CIPP, para agilizar a implantação da usina. “A Enegix já está dando andamento aos projetos, licenciamentos, bem como outras ações com o objetivo de acelerar a construção do equipamento. E temos outra empresa, também de capital estrangeiro, que está com as negociações em andamento, e em breve o governador Camilo Santana deverá anunciar qual é e quando pretende iniciar a construção de uma nova usina”, salientou a secretária da Sedet.

Roseane Medeiros e Ricardo Cavalcante têm discutido as oportunidades do Hub de H2V

A secretária lembrou, ainda, que a FIEC está trabalhando forte na divulgação do projeto do Hub de H2V, inclusive buscando investidores. “Vale salientar que o presidente Ricardo Cavalcante também tem realizado um esforço em conjunto com o Governo do Ceará está buscando outros empreendimentos, a fim de que novas oportunidades na área econômica sejam disponibilizadas para os empresários cearenses”, completou Roseane Medeiros.

O fornecimento de energia para esses projetos também está sendo garantido por outras empresas. Como no caso da Lightsource BP, uma subsidiária da British Petroleum na área de energias renováveis, que vai construir dois parques de energia solar fotovoltaica e já está com os Despachos de Registro de Outorga (DROs) expedidos pela Aneel, e que devem ser implantados no curto prazo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business