ATUAÇÃO PARTICIPATIVA

Ricardo Parente encerra gestão na AECIPP com resultados altamente positivos

Por Marcelo - Em 29 de abril de 2021

Na presidência do conselho de administração da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém desde 2017, após dois mandatos, Ricardo Parente encerra sua gestão nesta sexta-feira (30). O executivo, que atua também como gerente geral de Relações Institucionais, Comunicação e Relações com Comunidade da CSP, foi um dos grandes responsáveis, ao lado da equipe que compõe a entidade, pelo desenvolvimento e fortalecimento da AECIPP junto às empresas associadas e comunidades locais.

Ricardo Parente buscou fortalecer e desenvolver as empresas do CIPP              Foto: Divulgação

Executou, ainda, um importante trabalho de aproximação da AECIPP com o Governo do Ceará, prefeituras dos municípios do entorno do CIPP e gestores públicos de órgãos e secretarias do Estado. Ao longo de duas gestões, Ricardo Parente idealizou, articulou e liderou diversas iniciativas com foco no desenvolvimento do complexo, das empresas associadas e do seu entorno. Nos últimos anos, a associação tem sido um grande agente de transformação para as comunidades locais, em especial para os moradores dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, realizando ações e projetos com foco na capacitação dos profissionais locais e na geração de emprego e renda.

Além disso, todo esse trabalho tem sido de fundamental importância para tornar o Complexo do Pecém uma referência positiva, nacional e internacional, colaborando com o desenvolvimento do setor industrial do Ceará. “O modelo de governança que adotamos na AECIPP se baseia em três pilares principais: pessoas, processos e produtos, os 3Ps. Por essa razão, nos últimos anos, direcionamos nossas ações para a formação, capacitação e qualificação da mão de obra local. Entendemos que é fundamental trazer para a mesma mesa poder público, instituições privadas, academia e sociedade civil para, em conjunto, elaborar projetos para atender às carências do CIPP”, reforçou Ricardo Parente.

Entre as iniciativas promovidas pela Associação voltadas para essa finalidade está o Projeto Aproximar, executado em parceria com representantes dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, do IFCE Campus Pecém, do SINE/IDT Pecém, membros de sindicatos e empresas associadas. Todos integram o Conselho Consultivo do projeto, cujo objetivo foi facilitar o acesso dos profissionais da região do Pecém às oportunidades de trabalho junto às empresas instaladas no CIPP.

Outra conquista importante da gestão de Ricardo Parente foi na área de segurança do Complexo. A Associação firmou importantes parcerias com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros, que geraram o Curso de Policiamento em Áreas Portuária e Industrial (Cpapi) e o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do CIPP. O PAM integrou as ações das companhias na área de segurança para salvaguardar, por meio do associativismo, a proteção da vida humana e a preservação do patrimônio e do meio ambiente.

Ricardo Parente e parte da equipe que realizou um grande trabalho à frente da entidade nos últimos quatro anos

Mais notícias

Ver tudo de IN Business