29 de junho de 2020

EXPORTAÇÕES

Ricardo Cavalcante reúne-se com o cônsul comercial norte-americano para ampliar relações comerciais com o Ceará

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, participou de uma reunião por meio de videoconferência com o cônsul comercial dos Estados Unidos responsável pelo Nordeste e pela área de investimentos, Christopher Alexander, nesta segunda-feira (29), para ampliar as relações comerciais com os EUA.

Ricardo Cavalcante na reunião online com o cônsul comercial dos EUA      Foto: Divulgação

Durante o encontro online foram tratados vários assuntos estratégicos para o Ceará, entre eles as opções de captação de investimento americano. Os Estados Unidos são o principal parceiro comercial do Ceará e a ideia é estreitar ainda mais essas relações.

Por isso, discutiu-se na reunião a possibilidade de formação de joint ventures e a oportunidade de aumentar as exportações cearenses para os EUA por meio da ZPE-Ceará. O cônsul apresentou as opções de financiamento disponíveis por meio do Development Finance Corporation (DFC), banco de desenvolvimento do governo americano, que também poderá financiar empresas brasileiras durante a retomada da atividade econômica.

Ricardo Cavalcante, por sua vez, destacou as potencialidades e oportunidades para investidores americanos, como o mercado de máquinas e implementos na área da saúde. Ressaltou os diferenciais do Ceará em relação à ZPE e a Trinca de Hubs (aéreo, portuário e tecnológico). Falou, ainda, sobre a força da economia do mar e o potencial do Ceará no setor de energias renováveis.EUA,

Também participaram da reunião virtual Carlos Ferreira, assessor de relações comerciais Brasil-EUA; Fabíola Rios, especialista comercial do Serviço Comercial dos EUA; o diretor de Comércio Exterior da FIEC, Marcos Soares; o assessor econômico da presidência da FIEC, Lauro Chaves; a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC (CIN), Karina Frota; e a analista do CIN, Roberta Pinheiro.

Mais notícias

Ver tudo de Negócios