DESENVOLVIMENTO DO CEARÁ

Ricardo Cavalcante mostra infraestrutura e as oportunidades de negócios para executivos de dois grupos empresariais

Por Marcelo - Em 19 de maio de 2021

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, recebeu nesta quarta-feira (19), o presidente da Fortescue Future Industries América Latina, Agustin Pichot, e o CEO da Omega Desenvolvimento, Rogério Zampronha. Ele apresentou os serviços do Observatório da Indústria, o Hub de Hidrogênio Verde do Estado, além de futuros projetos de diversas empresas no Ceará.

Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Maia Júnior; o reitor da UFC, Cândido Albuquerque; o pró-Reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Augusto Albuquerque; o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; Roseane Medeiros, vice-presidente da FIEC e secretária Executiva da Indústria da Sedet, dentre outros integrantes da diretoria da FIEC.

Ricardo Cavalcante comandou evento na Fiec para mostrar as possibilidades existentes no Estado                      Foto: Divulgação

“Vamos apresentar o Observatório da Indústria, para que sirva de apoio às Indústrias, com informações necessárias para promover desenvolvimento efetivo de seus diversos segmentos. O Centro de Dados conta com uma das maiores fontes de todo o país, sendo fundamental seu acesso para a promoção de políticas empresariais modernas e eficientes”, disse Ricardo Cavalcante.

A Observatório atua com tecnologia de ponta e inteligência artificial, possibilitando a construção de levantamentos e cruzamentos de dados, criação de cenários, acesso a dados estratégicos atualizados 24 horas, trabalho de prospecção via algoritmos, previsibilidade de faturamentos, atração de investidores, entre outros.

Realiza, ainda, a coleta, tratamento, produção e difusão de conhecimento especializado e da criação de ambientes capazes de fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade, permitindo a interação, aproveitamento de oportunidades e geração de negócios.

Projeto de Hub de Hidrogênio Verde está sendo acelerado pelo Governo do Ceará

Em seguida, foi a vez Joaquim Rolim e Jurandir Picanço – coordenador e consultor do Núcleo de Energia da FIEC, respectivamente -, apresentarem aos convidados o projeto do Hub de Hidrogênio Verde que está sendo desenvolvido no Estado. O H²V conta com alto potencial de uso na geração de energia limpa, podendo ser produzido através de eletrólise, prática sustentável e sem a emissão de gás carbônico.

O Ceará conta com diversas oportunidades para implementação de usinas, por contar com posição regional estratégica frente aos grandes mercados mundiais, ter características únicas para a sustentabilidade do projeto, com duas fontes de energia limpas para produção do hidrogênio, sendo elas a solar fotovoltaica e eólica.

Agustin Pichot, da Fortescue Future América Latina, destacou ter saído da FIEC com uma excelente impressão de tudo o que viu e das possibilidades de negócios. “Ficamos muito felizes com o convite. Pudemos ver aqui um profissionalismo incrível. Agradecemos a todos, em especial o presidente Ricardo Cavalcante”, salientou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business