INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Ricardo Cavalcante fala de transformação do mundo durante evento virtual da FIEC

Por Marcelo - Em 31 de março de 2021

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, realizou a abertura do 5º Congresso de Educadores da Rede Sesi, Senai, IEL Ceará, que contou com a presença de Luiza Helena Trajano, presidente Conselho de Administração do Magazine Luiza. A ação busca, através da educação, o desenvolvimento e fortalecimento de pessoas, e teve, ainda, a participação Annette de Castro, vice-presidente da Mallory; Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará; Veridiana Soárez, superintendente do Sesi Ceará; e Paulo André Holanda, diretor regional do Senai Ceará.

“Aqui, seremos presenteados com muitas reflexões sobre como aprender a conviver com um mundo em constante transformação, diante de tantas mudanças culturais, econômicas, tecnológicas e comportamentais. O futuro se faz muito imprevisível e estar preparado para competir nesse ambiente volátil, incerto e ambíguo requer aprendizado contínuo”, declarou Ricardo Cavalcante durante a fala de abertura.

Educação, inovação e empreendedorismo foram os temas debatidos durante o evento virtual da FIEC                  Foto: Divulgação

Em seguida, o painel sobre Empreendedorismo Inovador teve início com a fala da representante do Magalu, que levantou questionamentos e afirmações sobre os desafios atuais, reforçando que o empreendedor é aquele que busca soluções. “O digital, hoje, é uma cultura e um modo de viver. Temos que rapidamente colocar no papel o que pensamos e agir. O erro pode fazer parte, mas é preciso se levantar, aprender e se reposicionar”, afirmou Luiza Trajano.

Logo após, Annette de Castro reforçou o apreço pela educação e pelas raízes para educar não apenas profissionais, mas seres humanos. Lembrou da necessidade de se buscar o conhecimento. “E de sempre estarmos abertos às novidades, atentando que quando nos permitimos ao novo, conseguimos alcançar grandes conquistas, mover o mundo e chegarmos onde queremos”, disse a gestora do Grupo Mallory.

Sobre as atividades desenvolvidas no Senai, o diretor ressaltou a importância de atuar em prol das pessoas. “Como a manutenção de respiradores promovido pela instituição neste período de pandemia, o desenvolvimento de novos aparelhos do tipo a serem construídos no Estado, as capacitações de egressos e formação de 227 alunos para o mercado de trabalho. Bem como o capacite de respiração assistida Elmo”, afirmou Paulo Holanda.

A superintendente do Sesi recordou que um dos pilares da instituição é a educação de jovens com intuito de formar cidadãos com propostas de vida. “Atuamos em três linhas que promovem a criatividade, inovação e empreendedorismo. E nesta metodologia o aluno precisa mudar o mundo, melhorá-lo e trabalhar nele, e com isso, ter retorno financeiro e solucionar problemas”, destacou Veridiana Soárez.

Já Dana Nunes disse que o IEL tem como base o desenvolvimento de pessoas e empresariado, e que o Instituto Euvaldo Lodi está atento às transformações digitais e vem ofertando diversas soluções modernas para o mercado. “Muitas são as tecnologias, ferramentas e ações que são necessárias, assim como preparo e amparo. As Casas têm todo tipo de ofertas e soluções para ajudar quem precisa ingressar, se requalificar e fortalecer perante esse cenário que o mercado exige sobre nós”, completou.

Continuidade

O evento busca, anualmente, promover debates sobre boas práticas desenvolvidas a partir dos portfólios de educação desenvolvidos pelas três instituições e incentivar a pesquisa, assim como buscar os caminhos para atuar, de forma responsável, no desenvolvimento das pessoas, preparando-os para os desafios impostos pelo mercado de trabalho. O Congresso continua até a tarde desta quinta-feira. Para saber mais sobre a programação basta acessar o link: https://app.virtualieventos.com.br/congressoSESISENAIIEL.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business