INTELIGÊNCIA DE DADOS

Ricardo Cavalcante apresenta todas as funcionalidades do Observatório da Indústria ao prefeito de Quixadá e ao deputado federal Domingos Neto

Por Marcelo - Em 25 de junho de 2021

O Observatório da Indústria é, atualmente, o principal equipamento de inteligência de dados da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, e vem chamando a atenção dos setores público e privado, tanto do Brasil, quanto do exterior. Inclusive representantes do próprio Ministério da Economia já elogiou a qualidade das informações de mercado que ali estão disponibilizadas.

Beto Studart, Ricardo Silveira, Ricardo Cavalcante e Domingos Neto                 Foto: Divulgação

Por causa disso, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, realizou uma apresentação de todas as suas funcionalidades para o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, que estava acompanhado  do deputado federal Domingos Neto (PSD-CE), e do presidente do Grupo BSPAR, Beto Studart – que durante sua gestão idealizou e inaugurou o equipamento -, em outubro de 2018.

“O Observatório possibilita uma visão estratégica aos gestores. Seus serviços podem ser aplicados e fortalecer o desenvolvimento de empresas e municípios. Ele consegue, de acordo com o objetivo estratégico, individualizar e otimizar resultados”, destacou Ricardo Cavalcante, sobre as diversas oportunidades advindas da ferramenta.

No encontro, foram apresentados os principais recursos do Centro de Dados e compartilhados diversas informações do município de Quixadá vinculados à economia, geração de renda e emprego, serviços, educação, entre outros, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da região.

O Observatório da Indústria é considerado um dos três maiores centros de dados de tecnologia do tipo no País. Desenvolve trabalhos de inteligência de dados, aliado às necessidades de gestores e empresários. Inclusive serviços de informação como os de mapeamento econômico, automatização de processos, vigilância em tecnologia e de inteligência artificial a grandes empresas e instituições como M. Dias Branco, Ministério da Economia, Complexo Industrial e Portuário do Pecém, entre outros.

Uma numerosa comitiva acompanhou a apresentação de todos os detalhes do Observatório da Indústria da FIEC

Ele conta com tecnologia de ponta e inteligência artificial, possibilitando a construção de levantamentos e cruzamentos de dados, criação de cenários, acesso a informações estratégicas atualizadas 24h, trabalho de prospecção via algoritmos, previsibilidade de faturamentos, atração de investidores, entre outros.

Realiza, ainda, coleta, tratamento, produção e difusão de conhecimento especializado e da criação de ambientes capazes de fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade, permitindo a interação, aproveitamento de oportunidades e geração de negócios.

Estiveram ainda presentes na ação o diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do Sesi Ceará, Veridiana Soárez; o líder do Observatório da Indústria e Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho; o gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, além de outros dirigentes e autoridades.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business