MATRIZ ENERGÉTICA REVOLUCIONÁRIA

Ricardo Cavalcante apresenta Hub de Hidrogênio Verde à diretoria da Fiepe

Por Marcelo - Em 7 de junho de 2021

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, apresentou o projeto do Hub do Hidrogênio Verde para Ricardo Essinger, da Fiepe, e sua diretoria, nesta segunda-feira (7). Durante encontro online, foram destacadas as oportunidades da produção do H2V no Nordeste, fonte de energia sustentável que vem revolucionando a matriz energética do mundo.

Presidente da FIEC atua fortemente na divulgação do Hub de H2V                 Foto: Divulgação

“Acredito que a economia do NE vai se transformar em uma velocidade muito grande, graças ao Hidrogênio Verde. Essa é uma solução que o mundo comprou e nossa região é a melhor no globo inteiro para sua produção. Diversas multinacionais já estão nos procurando para produzi-la”, afirmou Ricardo Cavalcante, lembrando aos convidados que as portas da FIEC estão abertas para todos os empresários da região.

O Hidrogênio Verde é obtido a partir de fontes renováveis, como a energia eólica e a solar, sem a emissão de carbono, através da eletrólise, prática sustentável já adotada em vários países do mundo. A tecnologia é baseada na geração de Hidrogênio — combustível universal — por meio de um processo químico que utiliza a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água.

Para o Nordeste, a produção é uma oportunidade única para a transformação de seus estados. Sua localização estratégica e o seu clima, potencializam a produção da energia limpa, através de fontes solares e eólicas, sendo vista como uma das mais promissoras para a produção do H2V do planeta, de acordo com relatório da Bloomberg de abril deste ano.

Pela Fiepe participaram Rafael Araújo de Souza Coelho, 1º vice-presidente, e os diretores Milton Reis, Anísio Coelho, João Bezerra, Massimo Cadorin, Luiz Grimaldi e Paulo Pereira. Da FIEC, estiveram presentes virtualmente Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia; Jurandir Picanço, consultor do Núcleo de Energia e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará; e Sérgio Lopes, superintendente de Relações Institucionais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business