POLO DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

Ricardo Cavalcante anuncia os projetos com a Comexport Trading no Ceará

Por Marcelo - Em 19 de agosto de 2021

Ricardo Cavalcante comandou o evento com a Comexport Trading                       Foto: Portal IN

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, recebeu o empresário Luiz Fernando Braga, sócio-diretor da Comexport Trading e comitiva, durante um almoço na Casa da Indústria, nesta quinta-feira (19). O objetivo foi estreitar laços entre as instituições e apresentação dos futuros projetos a serem implementados no Ceará pela empresa de comércio exterior, que é a maior do tipo no País.

Entre os presentes, estiveram Carlos Prado e Roseane Medeiros, vice-presidentes da FIEC e ela secretária Executiva da Indústria da Sedet; Júlio Cavalcante, secretário Executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Sedet; Danilo Serpa, diretor-presidente do Complexo do Pecém; Chico Esteves e Edgar Gadelha, diretores Administrativo e Financeiro da FIEC, respectivamente, além de presidentes de sindicatos da indústria cearense e convidados.

“Ficamos muito felizes em receber Luiz Fernando Braga e sua comitiva hoje. A Comexport é a maior trading comercial na área de importação e exportação do Brasil e, agora, inicia novos projetos no Ceará. Precisávamos de uma empresa como essa, que entende do mercado e da necessidade do empresário. Sua entrada no Estado vai permitir aumento no número de negócios, mais geração de emprego e renda”, declarou Ricardo Cavalcante.

Luiz Fernando Braga quer criar um polo importador e exportador no Ceará

Durante o evento, o sócio-diretor da Comexport apresentou informações sobre essa que é a primeira empresa de trading privada brasileira, pioneira na abertura de filiais no exterior, e que tem 1% do comércio exterior do território nacional. Destacou os investimentos que fará no Ceará na área de importação e exportação, a exemplo dos setores da indústria automobilística; de maquinário e equipamentos; de aeronaves executivas; de distribuição de aço; de equipamentos para a produção de energia solar; de produtos médico-hospitalares, entre outros.

“Nossa ideia é criar um polo importador e exportador no Ceará, atendendo toda a demanda que existe do eixo Nordeste e Norte. Acreditamos que, com o nosso conceito de criar uma inteligência de comércio exterior e fazer toda a gestão da cadeia de suprimentos com uma logística eficiente, conseguimos diminuir custos, trazer conforto, mais confiabilidade, nos tornando aliados da indústria”, completou Luiz Fernando Braga.

André Siqueira, Karina Frota, Roseane Medeiros, Pedro Alfredo e Pompeu Vasconcelos

Também estiveram no almoço os presidentes do Sindialimentos André Siqueira, José Antunes Fonseca da Mota (Sindlacticínios); Carlos Rubens Araújo Alencar (Simagran), e Paulo Cesar Vieira Gurgel (Sindquímica); Pedro Alfredo da Silva Neto, conselheiro Fiscal da FIEC; Marcos Soares presidente do CIC; Jorge Alberto Lima, Coordenador de Atração de Empreendimentos Industriais da Sedet; e o Jornalista e empresário Pompeu Vasconcelos. Da comitiva da Comexport participaram os diretores comerciais Francisco Nogueira e Breno Augusto Conde; além dos gerentes Rafael Cipolini (Logística) e Rubens Novaes (Tributário).

A empresa

A Comexport Trading foi fundada em 1973, especializada em exportação e importação, sendo a primeira trading brasileira com capital 100% privado. Iniciou exportando produtos têxteis para o Leste Europeu e Ásia, oferecendo soluções inteligentes de comércio exterior em operações próprias e para terceiros.

Atualmente, tem operação própria também em setores como fertilizantes, químico, petroquímico, ferroviário e energia, entre outros, importando e distribuindo em seu nome no Brasil. Além disso, oferece soluções para terceiros, como coordenação logística e planejamento tributário, operando em diversos segmentos.

E os projetos no Ceará são bastante ambiciosos. Tanto que, no mês passado, o governador Camilo Santana e representantes da Comexport assinaram um Memorando de Entendimento para desenvolver um Hub de importação e exportação no Estado, aproveitando toda a infraestrutura logística aqui existente.

Representantes da Comexport Trading e da diretoria da FIEC conversaram antes do almoço no gabinete da presidência

Mais notícias

Ver tudo de IN Business