27 de agosto de 2020

PARCERIAS FUTURAS

Reitor Cândido Albuquerque inaugura Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal

O Reitor da UFC, Cândido Albuquerque, comandou a inauguração do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação nesta quinta-feira (27), reunindo no mesmo espaço vários setores que lidam com inovação e empreendedorismo, além de fazer a ponte com o setor produtivo.

Cândido Albuquerque diz que o local buscará soluções do dia a dia         Foto: Divulgação

A solenidade contou com a participação dos presidentes da FIEC, Fecomércio-CE e CIC – Ricardo Cavalcante, Maurício Filizola e Marcos Soares, respectivamente –; do diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto; do vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; do vice-reitor da UFC, José Glauco Lobo Filho, e do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Augusto Albuquerque.

Ocupando um prédio de 2.000m² no Campus do Pici, o condomínio será uma ferramenta importante para dinamizar as relações da universidade, democratizar o conhecimento e abrir oportunidades para estudantes, professores e a sociedade.

“Precisávamos de um lugar onde a inteligência inovadora, empreendedora, pudesse se encontrar com a inteligência acadêmica, buscando soluções para os problemas do dia a dia e para a nossa capacidade de inovação, de criação. Destinamos esse espaço, portanto, a essa inteligência tão especial, que é capaz de produzir tantas maravilhas. Não havia, pelo menos no âmbito acadêmico, um local destinado exclusivamente para isso. Aqui temos espaço para criar, para empreender, para fazer a conexão entre setor produtivo e a academia. Aqui, nada mais será permanente, a não ser a mudança”, afirmou Cândido Albuquerque.

Ricardo Cavalcante ressaltou que o novo mundo precisa de mais tecnologia

O presidente da FIEC elogiou a iniciativa e destacou que o condomínio é um presente da UFC para a sociedade. Segundo ele, o setor produtivo demonstrava a necessidade de um lugar como este há muito tempo. Por causa disso, assegurou total apoio ao trabalho que será realizado no espaço e acredita que os resultados irão surgir em pouco tempo.

“A gente precisa nesse novo mundo criado pela pandemia de mais tecnologia, de inovação e de um lugar que possa nos unir. Todas as instituições – FIEC, Fecomércio, FAEC e Sebrae – estarão presentes nesse espaço com muita força. A gente precisa trazer o empresário para a universidade e levar o professor e o aluno para dentro das indústrias e das empresas para que o conhecimento seja acessado com mais rapidez, transformando ideias em novos negócios e produtos para a sociedade”, asseverou Ricardo Cavalcante.

A iniciativa privada terá como porta de entrada na UFC o escritório de projetos, que recebe demandas do setor produtivo e encaminha para a respectiva área. O condomínio agrupará coordenadorias das pró-reitorias de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Planejamento e Administração e de Extensão, que são responsáveis por encaminhar cada projeto, dependendo de suas características e demandas.

Condomínio de Empreendedorismo e Inovação ocupa um prédio inteiro no Pici

O condomínio também reúne o ecossistema de startups da UFC, estimulado por bolsas de inovação e por áreas de coworking, além da diretoria do Parque Tecnológico, responsável por incubar startups inovadoras. No mesmo prédio, também estarão presentes a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e espaços para instituições do setor produtivo, como FIEC, Sebrae e Fecomércio.

No último andar do prédio funcionará o futuro Centro de Referência à Inteligência Artificial da UFC, que reúne vários grupos de pesquisa desse campo de conhecimento e já tem seu primeiro convênio com a Universidade de Nankai. O objetivo é acelerar o aprendizado dos estudantes, bem como desenvolver novos produtos em parceria com a iniciativa privada, com vistas à implementação da indústria 4.0 no Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business