22 de fevereiro de 2021

MERCADO FINANCEIRO

Ações da Petrobras caem 20% e puxam Ibovespa para baixo nesta segunda-feira

A substituição da presidência da Petrobras na última sexta-feira, devido às elevações de preços da gasolina e óleo diesel, promovida pelo presidente Jair Bolsonaro, continua com reflexos negativos no preço das ações da estatal e acabaram puxando para baixo o principal índice da B3 nesta segunda-feira (22).

Papéis da Petrobras estão com preços em queda da B3                                     Foto: Divulgação

Por causa da turbulência gerada pela medida, tanto no mercado de ações brasileiro, quanto internacional, o Ibovespa registrava uma queda superior a 5% por volta do meio dia. As ações ordinárias e preerenciais da petroleira registravam recuo da ordem de 20%.

Outras estatais foram impactadas pela medida de Bolsonaro, como as ações do Banco do Brasil ON, que caíam 10,4%, bem como Eletrobras ON e PN, que registravam quedas de 4%. Outro efeito provocado no mercado financeiros foi a alta do dólar, que estava em R$ 5,52 e com valorização de 2,54% ante o real.

As perdas das ações da Petrobras, desde que Bolsonaro anunciou o nome do general Joaquim Silva e Luna no lugar de Roberto Castello Branco para a presidência da estatal já chegaram a quase US$ 30 bilhões.

Bancos e corretoras de valores rebaixaram as recomendações das ações da Petrobras desde a última sexta-feira, por causa da troca de comando da companhia, que na visão do mercado representa uma intervenção do Poder Executivo no mercado e gera uma turbulência na questão de governança da petroleira. (Com informações do Valor)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business