AÇÕES EM CONJUNTO

Prefeitura de Fortaleza e Sebrae-CE vão capacitar mais de 30 mil empreendedores e levar nova disciplina a 90 mil alunos

Por Marcelo - Em 28 de junho de 2021

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (28), na sede do Sebrae-CE, o lançamento de dois programas importantes envolvendo a parceria com a Prefeitura de Fortaleza, que trarão impactos positivos na vida de mais de 100 mil pessoas na capital cearense, nos próximos meses.

O primeiro deles é o Capacita Fortaleza, que envolve ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, junto com o Sebrae-CE, para desenvolver cerca de 30 mil empreendedores da capital cearense, por meio de capacitações nos mais variados segmentos e necessidades do empreendedorismo.

O segundo, e não tão menos relevante, é o Empreendedor do Futuro, idealizado pelo Governo Federal, que por meio da parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae-CE vai atender a mais de 74.600 estudantes da rede municipal de ensino integral, além de proporcionar a qualificação de 1.300 educadores, na disciplina de empreendedorismo. Contará, também, com a participação das equipes da Secretaria Municipal de Educação.

Representantes do Sebrae-CE e da Prefeitura de Fortaleza no lançamento dos dois importantes projetos            Foto: Divulgação

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae -CE e presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, a importância desses projetos para o desenvolvimento da Capital e do Ceará como um todo é muito grande, principalmente porque visa reduzir o desemprego em todo o Estado, por meio da qualificação profissional.

“Um dos problemas que tivemos na retomada, foi conhecer as pessoas que participam da economia, mas são invisíveis para o Governo e a própria FIEC. Poderíamos oferecer por meio da Prefeitura de Fortaleza uma qualificação gratuita por dois anos, para conhecermos estas pessoas e, depois desse período, elas se formalizariam. Além da inserção da cultura empreendedora junto aos estudantes, que é muito importante para o desenvolvimento da nossa Capital”, afirmou.

O prefeito José Sarto, ressaltou que o lançamento dos dois programas representa um momento riquíssimo para a retomada do crescimento econômico da capital cearense. “Serão mais de 30 mil empreendedores do programa Fortaleza Capacita, e cerca de 90 mil estudantes da rede municipal, no Empreendedor do Futuro, incluindo aqueles do contraturno”, afirmou.

O diretor Técnico do Sebrae-CE, Alci Porto, explicou os detalhes dos dois projetos, ressaltando a relevância do empenho do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, para a ampliação do número de pessoas atendidas pelos dois projetos. Bem como dos secretários Rodrigo Nogueira (SDE) e Dalila Saldanha (SME), no desenvolvimento dessas ações tão importantes para o expansão do empreendedorismo em Fortaleza.

O projeto Empreendedor do Futuro promove uma série de atividades destinadas às diversas faixas etárias dos estudantes, voltadas para a educação empreendedora, que vai atender a 74.602 estudantes, 1.027 educadores, e 278 coordenadores pedagógicos.

Prefeitua José Sarto ressaltou a importância da parceria com o Sebrae-CE

Já o “Fortaleza Capacita – Juntos por uma Fortaleza mais empreendedora”, dará um acesso maior aos empreendedores do conhecimento necessário, sendo mais de 229 mil pessoas existentes na capital cearense, visando dirimir as dificuldades para se manterem competitivos no mercado – como baixo conhecimento de gestão, dificuldades de acesso ao crédito, falta de planejamento, dentre outras.

O Sebrae-CE e a Prefeitura de Fortaleza, juntos, entrarão com qualificação de líderes, orientação técnica, formalização de emprego e renda. Além de orientação técnica de acesso ao crédito, conhecimento técnico, logística e novas políticas públicas.

Por meio dos projetos já implementados pela Prefeitura de Fortaleza, como o Meu Bairro Empreendedor, Mulher Empreendedora, Programa de Empreendedorismo Sustentável, Nossas Guerreiras, dentre outros, as metas são atender a 25 mil empreendedores e realizar 5.640 consultorias especializadas, nos bairros com baixo IDH, com ações da SDE por meio das Salas do Empreendedor.

O Capacita Fortaleza será implementado num período de 12 meses, nos quais serão repassados inúmeros conhecimentos em áreas como precificação, inovação, orientação ao microcrédito, por meio de capacitações gerenciais, que serão realizadas em cursos online e consultorias especializadas.

O superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, destacou que é nos municípios que os empregos são gerados e por isso é importante o desenvolvimento de um programa desse tipo, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, junto com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Educação.


“Transformar a Avenida Monsenhor Tabosa num corredor de inovação, economia criativa e desenvolvimento econômico, contribuindo para a renovação urbana de toda a região da Praia de Iracema e seu entorno, num verdadeiro Distrito Criativo é outro projeto que deveremos realizar juntos”, afirmou Cartaxo.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional destacou que o setor público tem uma capacidade inigualável de impactar diretamente na vida das pessoas, universalizando oportunidades na área de qualificação, educação e empreendedorismo na capital cearense.

“Isso é uma aliança estratégica, com impacto fenomenal. E quero destacar que essas são as primeiras de uma série de iniciativas que sejam desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Sebrae-CE, nas quais assumo um compromisso público de obter recursos do Sebrae Nacional para apoiá-las”, disse Eduardo Diogo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business