EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES

Porto do Pecém supera a movimentação de mil pás eólicas apenas este ano

Por Marcelo - Em 14 de setembro de 2021

O Porto do Pecém superou a marca de mil equipamentos desse tipo movimentados somente este ano, com o navio Quetzal Arrow carregando 30 pás eólicas e seguindo viagem rumo a Houston, nos Estados Unidos. Entre embarques e desembarques, foram movimentadas 1.052 dessas gigantes com tamanhos entre 54 e 80 metros de comprimento.

Pás eólicas vão especialmente para Alemanha, Chile e Estados Unidos             Foto: Divulgação

A maior parte das pás movimentadas são destinadas à exportação, principalmente, para portos nos Estados Unidos, Alemanha e Chile. Na importação, elas chegam principalmente da China. Aqui, essas gigantes desembarcam para instalação em parques eólicos situados em estados como Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.

“O Pecém é um hub portuário, concentrador de linhas de cabotagem e longo curso. Nossa localização estratégica faz com que tenhamos um reduzido tempo de viagem em relação aos principais mercados consumidores dessas pás. Além disso, estamos nos preparando para, em breve, recebermos pás ainda maiores”, disse Raul Viana, gerente de Negócios Portuários do Complexo do Pecém.

O Porto do Pecém é especializado na movimentação das chamadas cargas de projeto, como são as pás eólicas. Ou seja, todas as cargas cujas medidas, dimensões e peso são fora dos padrões para o embarque em contêineres convencionais. Fazendo do Ceará um estado onde a logística portuária tem destaque.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business