22 de setembro de 2020

SAFRA DE FRUTAS 2020/2021

Porto do Pecém retoma operação de rota com a Europa pelo Mar Mediterrâneo

O Porto do Pecém retomou a rota para o Mar Mediterrâneo, com o carregamento do navio MSC Domitille, que zarpou nesta segunda-feira (21), rumo aos principais portos localizados no continente europeu, e banhados pelo Mediterrâneo, carregado com contêineres de frutas da safra 2020/2021. A retomada da operação foi comemorada pelo presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém S/A, Danilo Serpa.

Danilo Serpa destacou a retomada da rota do Mediterrâneo     Foto: Portal IN News

A linha faz parte do serviço WMED, operado desde o ano passado pela MSC, empresa especializada no transporte marítimo de contêineres. Esse é, portanto, o segundo ano seguido em que o serviço é oferecido, conectando o Pecém a portos localizados em Valência, Barcelona, Gênova, Livorno e Gioia Tauro.

Esse é também o único serviço com escala direta entre um porto do Nordeste brasileiro e a Itália, segundo a MSC. A rota atende, especialmente, a demanda crescente dos fruticultores que exportam parte da produção para países da Europa. Principalmente o melão, produzido no Ceará e no Rio Grande do Norte; e a manga e a uva, produzidas no Vale do Rio São Francisco.

O navio Domitille, responsável pelo reinício do serviço para o Mar Mediterrâneo, tem 299,18 metros de comprimento e capacidade de armazenar até 9.411 TEU´s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). E cada contêiner refrigerado pode conservar até 25 toneladas de frutas.

“A continuidade dessa rota, em meio ao atual cenário, já é motivo de muita satisfação pra nós que fazemos o Pecém. Iniciamos esse serviço no ano passado e exatamente um ano depois estamos recomeçando a operação dessa segunda linha de conexão com a Europa. Assim, seguimos firmes com o objetivo de transformar o Pecém no portão de entrada e saída das cargas da região Nordeste”, afirmou Danilo Serpa.

Porto do Pecém segue acelerando o embarque de cargas variadas em navios que seguem para todas as partes do mundo

Mais notícias

Ver tudo de IN Business