LIGAÇÃO COM O SUDESTE

Porto do Pecém dá início às operações de sua sétima linha regular de cabotagem

Por Marcelo - Em 11/12/2020 às 11:38 AM

O Porto do Pecém segue ampliando suas operações – tanto nacionais quanto internacionais – uma vez que possui infraestrutura diferenciada, por ser um porto offshore e contar com um calado natural profundo e sobre leito de rocha, que dispensa operações de dragagem e possibilita a atração de navios de grande porte.

Um destes exemplos é o MSC Shuba B, que chegou ao Ceará no dia 29 de agosto deste ano, para embarcar uma carga de frutas com destino à Europa. O navio porta-contêineres possui excepcionais 330 metros de comprimento e 48 metros de largura, sendo o maior já atracado no terminal portuário cearense, pois tem capacidade de transportar 12.238 TEUs, que é a unidade equivalente a um contêiner de 20 pés.

Porto do Pecém tem expandido seu número de rotas marítimas                      Foto: Divulgação

Prova disso é que já está operando a sua mais nova linha regular de cabotagem, formalizada por meio da parceria entre a Companhia de Navegação Norsul e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém S/A. Trata-se da sétima operação do gênero, que dará maior impulso à movimentação de cargas entre portos do litoral brasileiro.

Com esta parceria será intensificada a movimentação de cargas no terminal portuário do Pecém, principalmente com a Região Sudeste. A Norsul possui o Vitória Bay, navio de projeto multipropósito e bandeira brasileira, dedicado ao transporte de pás eólicas e carga geral. A embarcação é considerada ideal para atender à nova dinâmica logística, ampliando serviços e operações, para atender a outras demandas que necessitem de soluções diferenciadas.

A nova linha de cabotagem conectará o Porto de Praia Mole, no Espírito Santo, ao Porto do Pecém uma vez ao mês. “O Complexo do Pecém tem na Norsul uma grande parceira comercial, em que ambas as empresas possuem mútuos objetivos focados em estimular e fortalecer a navegação de cabotagem em nosso País”, afirma Danilo Serpa, diretor-presidente do CIPP S/A.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business