TRANSPORTE DO FUTURO

Players globais assinam memorando para acelerar uso de hidrogênio em caminhões

Por Marcelo - Em 27 de julho de 2021

Uma excelente notícia para o projeto do Hub de Hidrogênio Verde que será implantado no Complexo do Pecém, que conta com o entusiasmo do governador Camilo Santana, foi anunciada nesta terça-feira (27), por dois grandes players globais que atuam no setor de transporte de cargas. A Air Products, líder mundial no fornecimento e transporte de hidrogênio, e a Cummins Inc., líder global em tecnologias de energia e hidrogênio, em conjunto, anunciam a assinatura de memorando de entendimento para acelerar a integração de caminhões com células de combustível de hidrogênio nas Américas, Europa e Ásia.

A Cummins fornecerá motores elétricos de célula de combustível de hidrogênio integrados em caminhões pesados de parceiros OEM selecionados para a Air Products, que inicia o processo de conversão de sua frota global de veículos de distribuição em veículos de célula desse combustível limpo.

Caminhões movidos a hidrogênio são o futuro do transporte de cargas             Foto: Divulgação

Após demonstrações e uma fase piloto, a Air Products planeja converter sua frota global de aproximadamente 2 mil caminhões em veículos de emissão zero com célula de combustível de hidrogênio. A Cummins e a Air Products esperam que a fase de demonstração comece em 2022. Além disso, as empresas trabalharão juntas para aumentar a acessibilidade do hidrogênio renovável, incluindo oportunidades de infraestrutura de hidrogênio que promovem a sua adoção para mobilidade.

“Acreditamos que o hidrogênio é o futuro para o segmento de serviço pesado do mercado de transporte e podemos demonstrar ao mundo seus méritos, sendo os pioneiros na transição de nossa frota de caminhões pesados para veículos elétricos com célula de combustível de hidrogênio. Temos o prazer de trabalhar com a Cummins para atingir nossas metas de transição de frota. Sustentabilidade é a estratégia de crescimento da Air Products”, disse Seifi Ghasemi, presidente da Air Products.

“Este é outro ponto de virada para o hidrogênio e a sua transição energética. À medida que desenvolvemos as tecnologias do amanhã, precisamos de parcerias para termos sucesso. Esta colaboração com a Air Products é o próximo passo na liderança da indústria no caminho para um futuro de zero emissões”, explicou Tom Linebarger, presidente e CEO da Cummins.

O hidrogênio é uma importante opção de tecnologia para o transporte sustentável, inclusive para veículos pesados. As células a combustível de hidrogênio estão ganhando força como a tecnologia preferida em aplicações pesadas devido aos ciclos de trabalho, especialmente em condições climáticas extremas. O hidrogênio como combustível de transporte, é o que mais se assemelha à experiência tradicional e a Air Products é pioneira nessa área há décadas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business