4 de maio de 2021

EXPANSÃO CONTÍNUA

Pague Menos registra alta de 380% no lucro líquido no primeiro trimestre

A rede de farmácias Pague Menos encerrou o primeiro trimestre de 2021 com crescimento consistente e consolidando sua presença em todo o território nacional. O lucro líquido do 1T21 foi de R$ 44,2 milhões, aumento de 380% contra o mesmo período de 2020. Já o Ebitda de janeiro a março alcançou R$ 159,3 milhões, com margem Ebitda de 8,3%, alta de 1,2 ponto percentual em relação ao 1T20.

No 1T21, o lucro bruto atingiu R$ 569 milhões, expansão de 12,1% em relação ao 1T20. A margem bruta foi 29,8%, incremento de 1 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre de 2020 e de 0,4 ponto percentual em relação ao último trimestre do ano passado.

Mário Queirós disse que vários fatores influenciaram o resultado                    Foto: Divulgação

“A contínua melhora de margem ao longo dos últimos trimestres é resultado, principalmente, dos projetos de otimização de custos, precificação por zonas, incremento na participação de marcas próprias e crescimento no faturamento de serviços”, destacou Mário Queirós, CEO da Pague Menos.

Com 1.101 lojas, no primeiro trimestre de 2021, a companhia registrou R$ 1,9 bilhão em faturamento, alta de 8,3% frente ao 1T20, com aumento de 9,6% em lojas já existentes (Same Store Sales) e 8,7% em lojas maduras. A venda média mensal por loja seguiu a tendência de crescimento observada nos trimestres anteriores e totalizou R$ 578 mil, alta de 10,6%.

“O nível de crescimento é alto, sobretudo considerando que a base de comparação do 1T20 foi impactada pela antecipação de compras relacionada ao desdobramento da pandemia de Covid-19 em março de 2020”, explica Queirós.

O forte crescimento da Pague Menos no primeiro trimestre deste ano é acompanhado de melhoria nos indicadores operacionais, canais e categorias de produtos na comparação ao 1T20, como redução de 30% na ruptura de estoques; incremento de 5% no sortimento de itens vendidos, e aumento de 8 p.p. na participação nas vendas do canal de convênios e parcerias, que alcançou 15,8% da venda total.

No trimestre, a Pague Menos reforçou ainda mais seu direcionamento estratégico como um Hub de Saúde para apoiar a população da classe média expandida (classes B2, C e D). O Clinic Farma, pedra angular do Hub de Saúde Pague Menos, atingiu o recorde de 692 mil consultas, alavancado pela aplicação de mais de 500 mil testes de Covid-19 no período, alcançando maior patamar da série histórica de satisfação do cliente.

Houve incremento de 3,4 p.p. na participação dos canais digitais, que passaram a representar 6,1% da venda total, aumento de 140% em relação ao primeiro trimestre de 2020. O avanço reflete investimentos contínuos. No primeiro trimestre de 2021, a companhia implementou diversas funcionalidades para aprimorar a experiência do cliente e realizou 81% das entregas em menos de quatro horas.

Neste mês de maio, o Hub de Saúde Pague Menos será ampliado com o lançamento do Sempre Bem Club, um clube de benefícios de saúde, desenvolvido em parceria com a TEM Saúde, Memorial International e e-Pharma, que oferece planos de descontos em uma rede de mais de 6 mil consultórios médicos e laboratórios, reembolso de medicamentos, check-up anual e serviços básicos do Clinic Farma, entre outros, com mensalidades a partir de R$ 20,90.

Nos três primeiros meses de 2021, a Pague Menos avançou na organização e endereçamento das ações ESG em sua estratégia corporativa. Criou um departamento de sustentabilidade, e iniciou um projeto com consultoria especializada para implementação de estratégia ESG ainda mais abrangente.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business