CONEXÃO EM FORTALEZA

Novo cabo ligando América do Sul à Europa iniciará operação em 1º de junho

Por Marcelo - Em 21 de maio de 2021

Está marcada para o próximo dia 1º de junho a entrada em operação do mais novo cabo submarino de fibra óptica que vai realizar o tráfego de dados entre o Brasil e a Europa, com estação na Praia do Futuro, conectando Fortaleza à cidade portuguesa de Sines, o EllaLink.

Cabo da Ellalink permitirá tráfego de até 100 Terabits por segundo                 Foto: Divulgação

Com um investimento estimado em 150 milhões de euros, cerca de R$ 1 bilhão, o novo sistema reduzirá a latência, além de melhorar a performance das plataformas de telecomunicações, uma vez que realizará o tráfego de dados entre a América Latina e a Europa, sem ter de passar por servidores nos Estados Unidos.

Segundo um levantamento do Centro Europeu de Relações Internacionais, atualmente 97% do tráfego de dados online e US$ 10 trilhões em transações financeiras passam, todos os dias, por cabos submarinos em todo o planeta. Com capacidade para transmitir até 100 Terabits por segundo, o novo cabo que passará por Fortaleza representa, também, maior independência na área geopolítica e econômica.

A capital cearense é o segundo maior ponto de entroncamento de cabos de fibra óptica do mundo, com 14 deles em operação atualmente, realizando a interligação do Brasil com a América do Norte, Europa, América Central, África e América do Sul. Além do cabo da EllaLink, estima-se que outros três cabos passem por Fortaleza até o final deste ano.

Com seis mil quilômetros de extensão, o cabo da EllaLink possui quatro pares de fibras e realizará a conexão entre os principais Hubs de telecomunicações do Brasil, como Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, com os europeus situados em Lisboa, Madri, Marselha e Barcelona.

O sistema de cabos foi instalado pela Ellalink, em parceria com a companhia Infinera, que tem larga expertise no setor. E por suas características vai beneficiar serviços em nuvem, provedores de conteúdo, negócios digitais, mídia de entretenimento e jogos, além de bancos digitais.

Cabo da Ellalink realizará a conexão dos principais Hubs de telecomunicações do Brasil e da Europa, além de outros pontos 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business