INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

M. Dias Branco aposta em foodtech de alimentos liofilizados e sem alergênicos

Por Marcelo - Em 21 de junho de 2021

A busca constante pela inovação, a partir do Programa Germinar, objetiva a conexão com startups, tanto que a M. Dias Branco investe em parcerias e mentorias para impulsionar o crescimento das chamadas foodtechs. E a primeira empresa escolhida é a Mandala Comidas Especiais, da empreendedora Adriana Fernandes.

Ela se especializou na produção de alimentos congelados sem glúten, sem lactose ou outros ingredientes que podem causar reações em pessoas alérgicas, intolerantes alimentares e celíacos. Para tanto, a Mandala lançou mais uma inovação: refeições instantâneas liofilizadas, que não precisam de congelamento e podem ser levadas para qualquer lugar.

Fabio Cefaly diz que a startup possui a inovação no seu DNA                           Foto: Divulgação

“A Mandala é uma empresa que tem a inovação em seu DNA. Foi uma das primeiras startups a participar do Germinar e percebemos que Adriana está sempre buscando novas soluções sem desviar de seu objetivo original de proporcionar refeições naturais, saudáveis e muito gostosas que possam ser consumidas por pessoas com alergias diversas”, afirmou Fabio Cefaly, diretor de Relações com Investidores e Novos Negócios da M. Dias Branco.

Adriana disse que liofilização é uma técnica que permite a retirada da água dos alimentos, de forma que eles possam ser conservados por muitos anos, sem necessidade de refrigeração. As refeições são oferecidas em potes recicláveis em dez sabores, como Mexidinho de arroz com feijão carioca e couve manteiga, Risoto integral de tomate assado e manjericão, e Risoto de peito de frango, dentre outros.

Na hora de servir, basta acrescentar água até cobrir totalmente os alimentos, levar ao microondas por três minutos e esperar mais dois minutos antes de consumir. A refeição final terá aproximadamente 350 gramas, sendo bastante nutritiva e sem alergênicos.

“Os produtos são totalmente naturais. O alimento é desidratado a temperaturas negativas por sublimação, o que garante a preservação de modo saudável, seguro e com todas as características nutricionais e texturas preservadas”, explicou Adriana, lembrando que a técnica de liofilização há décadas é utilizada pela Nasa para fazer a comida dos astronautas que participam de projetos na Estação Espacial Internacional.

Alimentos instantâneos da Mandala possuem dez diferentes sabores  

Mãe de um menino celíaco de sete anos que, ao nascer, apresentava alergia a vários tipos de alimentos, e de uma menina de 12 anos intolerante à lactose, a empreendedora criou a Mandala pensando em oferecer praticidade a outras famílias que também buscam alimentos saudáveis e gostosos para pessoas com necessidades nutricionais especiais.

A nova linha de produtos liofilizados foi mais um passo para oferecer acesso e praticidade a esses consumidores, pois pode ser levada para qualquer lugar, sem necessidade de refrigeração. Mas a pandemia de Covid-19 foi outro fator que motivou a inovação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business