Negócios
4 de dezembro de 2019

PALESTRA NA FIEC

General Mourão fala sobre os desafios do Brasil para o futuro

General Mourão recebe homenagem do presidente Ricardo Cavalcante                                              Foto: Portal IN

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, esteve em Fortaleza nesta quarta-feira (4), e apresentou a palestra “Brasil e os desafios para os novos tempos”, na sede da FIEC, no início da noite.

Ele foi recebido pelo presidente Ricardo Cavalcante, diretores e um seleto grupo de empresários, que prestaram muita atenção aos diversos tópicos abordados por Mourão, como retomada do crescimento, meio ambiente e combate à corrupção.

Neste último tópico, aliás, lembrou que vem desde o tempo da chegada dos portugueses ao Brasil, mas que o Governo Federal vem travando uma luta hercúlea no sentido de eliminá-la, pois traz prejuízos nefastos à economia nacional.

No que tange à questão ambiental, disse que o Brasil possui a legislação mais avançada do mundo; tem uma matriz energética limpa, com cerca de 88% de geração renovável, e que a vegetação nativa cobre 84% da Amazônia, o que representa 3,6 milhões de quilômetros quadrados.

Vice-presidente elencou diversos tópicos em sua palestra

E para a retomada do crescimento, destacou que é necessário organizar as contas públicas, que começou pela reforma da Previdência, mas passa ainda pela desvinculação do orçamento, modernização do Estado e programa de privatizações, uma vez que existem, hoje, 208 empresas estatais federais, sendo 46 de controle direto e 162 subsidiárias.

Mourão destacou, ainda, que é necessário promover o aumento da produtividade, por meio de concessões, reforma tributária, abertura comercial e desburocratização. E alavancar a economia do conhecimento.

Governador

Ainda durante a tarde, Hamilton Mourão conversou com o governador Camilo Santana, no Palácio da Abolição, sobre vários assuntos como educação, segurança pública, a importância da utilização das energias renováveis e da economia do mar para o Ceará e o Nordeste. O secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista e o general Cunha Matos, comandante da 10ª Região Militar, além de outras autoridades civis e militares, participaram do encontro.

Camilo apresentou a estratégia de desenvolvimento do Estado por meio da trinca de Hubs. “Temos criado toda uma ambiência favorável para atrair novos investidores. A internacionalização da economia cearense vem sendo uma realidade e queremos expandir ainda mais“, destacou o chefe do Poder Executivo cearense.

Hamilton Mourão e Camilo Santana, além de outras autoridades, durante reunião no Palácio da Abolição

Deixe seu comentário

Siga o @BaladaIN no Instagram