11 de setembro de 2019

Fortaleza vence prêmios internacionais de mobilidade urbana sustentável

A capital cearense venceu, esta semana, duas importantes competições para apoio e patrocínio a projetos de mobilidade urbana sustentável da Prefeitura de Fortaleza que começam a ser implementados ainda este ano.

O primeiro foi anunciado em Toronto, durante a conferência “Desenhando Cidades”, da National Association of City Transportation Officials (Nacto, EUA), denominado “Ruas para Crianças” ou “Streets for Kids”. Fortaleza receberá treinamentos de primeira linha para projetar ruas “amigas da criança”, alinhados com as melhores práticas internacionais na área.

Obterá, ainda, apoio financeiro para a execução do projeto Caminhos da Escola, já em fase de elaboração pela Prefeitura de Fortaleza, como parte do programa Missão Infância.

Esse projeto implementará intervenções no entorno de escolas públicas municipais com melhorias de segurança viária e requalificação urbana priorizando as crianças, incluindo novas calçadas, travessias elevadas, nova sinalização de trânsito e ações lúdicas.

Das 100 cidades que participaram da competição internacional, Fortaleza e outras três vão receber o mesmo apoio – Kigali (Ruanda), Santiago (Chile) e Tirana (Albânia).

O segundo reconhecimento veio do Instituto Sueco, fundação pública da Suécia, que selecionou a Prefeitura de Fortaleza para receber consultoria de um grupo de 40 “solucionadores de problemas” sobre um desafio de mobilidade urbana da cidade.

A consultoria terá duração de dois anos, sendo a primeira reunião desse grupo em Medellín, nos dias 21 e 22 de novembro. Desde 2013 a Prefeitura de Fortaleza vem realizando diversas ações no sentido de melhorar a mobilidade urbana da capital cearense. 

Tanto que, no ano passado o prefeito Roberto Cláudio recebeu o prêmio ”Sustainable Transport Award” (STA), que conferiu à capital cearense a possibilidade de sediar o “Mobilize Summit 2019”, organizado pelo ITDP e realizado no último mês de junho.

Projeto voltado à segurança das crianças receberá apoio financeiro para sua execução

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de Negócios