ALTA TECNOLOGIA

Fortaleza recebe novo cabo submarino da EllaLink com investimento de R$ 1 bilhão

Por Marcelo - Em 12 de março de 2021

A EllaLink anunciou ter completado a operação de instalação de um cabo submarino de fibra óptica ligando o Brasil à Europa. O equipamento interliga Fortaleza à cidade de Sines, em Portugal e reforça a capacidade de telecomunicações existente na capital cearense, por onde passam todos os cabos de fibra óptica que chegam ao País.

Fruto de um investimento de quase R$ 1 bilhão (150 milhões de euros), foram instalados seis mil quilômetros de fibra óptica que, além de Fortaleza e Portugal, também conectará com São Paulo, Guiana Francesa, Ilha da Madeira e Marrocos (em breve).

Cabo Ellalink atravessou seis mil quilômetros do Oceano Atlântico                Foto: Divulgação

No Brasil, a EllaLink conectou seus cabos de fibra óptica por Fortaleza pelo fato de a capital cearense ser um dos locais mais densos do mundo de ancoragem de cabos submarinos, a segunda cidade com maior número desses equipamentos. Além disso, Fortaleza fica mais perto de Portugal do que da Flórida.

“O sistema de cabos submarinos EllaLink consiste em uma rota direta entre Portugal e o Brasil, que resulta em um Round Trip Delay (RTD) inferior a 60ms, menos que a metade do RTD dos sistemas que viajam entre os dois continentes via América do Norte”, explicou Diego Matas, diretor de Operações da EllaLink.

A fornecedora de equipamentos Infinera foi escolhida para iluminar a rede, que vai permitir um tráfego de dados cada vez mais rápido entre a América Latina e o continente europeu, sem a necessidade de passar por servidores instalados nos Estados Unidos.

A expectativa é que o sistema suporte mais de 100 Tbps no trecho principal. Além disso, a rede também terá link de 30 Tbps de Portugal à Ilha da Madeira, com uma rota adicional de 40 Tbps entre Portugal e Marrocos prevista para um futuro próximo.

No final do ano passado a EllaLink destacou que a operação comercial do novo cabo seria iniciada no segundo trimestre deste ano. Em dezembro, o início da ancoragem do sistema na capital cearense foi celebrado pelo Ministério das Comunicações e, em janeiro último, foi concluída a chegada do cabo em Portugal.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business