4 de julho de 2020

RETOMADA ECONÔMICA

Fortaleza avança para Fase 3 e transporte intermunicipal retorna dia 10 no Estado

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio anunciaram, no início da tarde deste sábado (4), que Fortaleza passa na segunda-feira para a Fase 3 do Plano de Retomada Econômica, pois o número de casos continuam caindo, mas com algumas restrições que estavam previstas.

Camilo Santana e Roberto Cláudio anunciaram novas medidas                  Foto: Divulgação

“As restrições a não abrirem ainda nesta semana bares e restaurantes à noite, e barracas de praia, que ainda serão avaliadas durante a próxima semana. Toda a Macrorregião de Fortaleza que estava na Fase 1, passa para a Fase 2 do plano de reabertura. A Macrorregião do Sertão Central e do Litoral Leste e Jaguaribe, passam para a Fase 1”, disse Camilo.

A Macrorregião Norte continua na Fase de Transição, com Sobral e Tianguá permanecendo em isolamento rígido. A Macrorregião do Cariri, que continuam com casos crescentes, permanecem em isolamento rígido Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo.

O novo decreto, que será publicado ainda hoje, prevê a liberação do transporte intermunicipal a partir do próximo dia 10, com rigoroso protocolo sanitário, com o uso obrigatório de máscaras e proibindo aglomerações, para que o plano de retomada tenha continuidade.

Já o prefeito de Fortaleza destacou que a contínua redução do número de casos e óbitos por Covid-19 na Capital, e a melhoria dos indicadores de assistência à saúde, permitiu que a cidade pudesse dar mais este passo no sentido de retomar o seu cotidiano.

“A gente vai para a terceira fase por orientação das autoridades sanitárias, com algumas poucas exceções, como medidas de precaução. Vamos continuar monitorando estes dados diariamente na próxima semana. O decreto vai permitir um aumento do volume das atividades, vai representar mais empregos a partir da próxima semana, como também o uso de espaços públicos e a própria praia, para a prática de atividades físicas individuais”, ressaltou Roberto Cláudio.

Ambos destacaram que toda a infraestrutura hospital de Fortaleza continuará organizada para, se for preciso, possa reforçar o atendimento de pacientes oriundos do interior cearense, caso seja necessário. “Tudo tem sido feito com muita análise, responsabilidade, para não ocorrer aqui no Ceará o que tem ocorrido em outros estados e países, que reabriram e depois tiveram de fechar novamente, por causa dos casos”, lembrou Camilo Santana.

Reforço de EPIs

Carregamento de EPIs chegou na madrugada de hoje no Fortaleza Airport

O Governo do Ceará recebeu, na madrugada deste sábado, mais um carregamento com 70 toneladas de equipamentos de proteção individual (EPIs) adquiridos para dar mais segurança aos profissionais de saúde que estão atuando no combate à pandemia de Covid-19. Os equipamentos serão distribuídos aos hospitais e unidades da rede pública estadual, além de ajudar a rede de saúde dos municípios cearenses.

Veja o vídeo completo do governador e do prefeito:

Anuncio a renovação do Decreto de Isolamento Social por mais 7 dias, com os seguintes avanços no Plano de Retomada Gradual: .Fortaleza avança para a Fase 3, inclusive com espaços públicos, como praias e calçadões, liberados para atividades físicas individuais, sem aglomeração. Ressalto que restaurantes continuam funcionando só durante o dia, e bares e barracas de praia ainda não têm autorização de funcionamento esta semana. A decisão do Comitê de Saúde foi de avaliar mais detalhadamente nos próximos dias os impactos da abertura desses estabelecimentos nesta fase;.Municípios da Macrorregião de Fortaleza avançam para a Fase 2;.Macrorregiões do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe avançam para a Fase 1;.Macrorregiões Norte e Cariri permanecem na Fase de Transição da Economia. E seguem em Isolamento Social Rígido as cidades de Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Sobral e Tianguá;.Retorna o transporte intermunicipal de passageiros a partir do dia 10/7, com o devido protocolo sanitário sendo exigido.Temos conseguido avanços importantes nos indicadores em Fortaleza e na maioria das regiões. Mas não podemos relaxar de forma nenhuma. Continuamos acompanhando os números com muito rigor e só avançaremos com muita responsabilidade, seguindo a orientação das nossas equipes de saúde. Volto a alertar que a pandemia continua. Ainda é grave. Só saia de casa se for necessário, e sempre usando máscara. Juntos, vamos vencer o coronavírus.

Publicado por Camilo Santana em Sábado, 4 de julho de 2020

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection