DOING BUSINESS 2021

Fortaleza apresenta a melhor ambiência de negócios de toda a Região Nordeste

Por Marcelo - Em 2 de julho de 2021

O relatório Doing Business 2021, publicado pelo Banco Mundial, revelou que Fortaleza é a capital com o melhor ambiente para negócios da Região Nordeste e a nona colocada entre as 27 existentes no Brasil. E isso colabora para o desenvolvimento econômico de diversos setores da cidade e atração de investimentos, principalmente para o comércio, construção civil e imobiliário.

De acordo com a secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo, no que diz respeito à Seuma, dentre os cinco tópicos que compõem o ranking Doing Business, há uma participação direta na abertura de empresas e na obtenção de alvarás de construção. Os outros três são: registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos.

Luciana Lobo diz que a Seuma apresentará novidades em breve                       Foto: Divulgação

“Quando os resultados foram levantados, a liberação de alvarás não estava totalmente informatizada, mas agora está. Vale lembrar que existem dois sistemas, que é o Fortaleza Online, que como o próprio nome diz oferece 56 serviços que foram parametrizados, pelos quais o cidadão consegue obter a relação de documentos, realiza o envio, paga as taxas se for o caso, e o sistema faz a emissão do documento”, explicou.

A partir de então, a Seuma faz todo o monitoramento da documentação que foi encaminhada, pois a princípio é dado todo o voto de confiança ao cidadão. “E a Agefis parte para a fiscalização em campo, a fim de ver se todas as informações prestadas pelo cidadão estão regulares. Queremos, com este sistema, manter os bons atores, e retirar de campo aqueles que, por ventura, encaminhem uma documentação incorreta ou inverídica”, ressaltou.

Existe, também, o licenciamento digital, no qual há processos mais complexos, como análise de orientação prévia, que é feita quando um cidadão fazer o loteamento de um terreno, pois isso demanda alguns serviços mais completos por parte da secretaria, mas em nenhum momento o cidadão precisará se deslocar até a Seuma. E receberá toda a documentação de forma online.

“Neste segundo ano de enfrentamento à pandemia, não houve queda no atendimento ao público por causa dos períodos de isolamento rígido, pois toda a nossa equipe realizou uma qualificação e se adaptou ao trabalho remoto. Mas em alguns casos há a necessidade de nossas equipes irem ao local, presencialmente, para verificar se houve alguma degradação ambiental”, lembrou Luciana.

Microparques urbanos estão sendo implantados nos bairros da Capital

Ressaltou, ainda, que a Seuma tem desenvolvido muitos projetos como os dos microparques urbanos e na parte do licenciamento, está trabalhando ativamente seus sistemas de monitoramento e sua usabilidade. Adiantou que, em breve, deverão ser anunciadas algumas novidades interessantes.

“Tenho um sentimento de responsabilidade e de gratidão por essa cidade onde eu nasci, me desenvolvi e poder prestar um serviço positivo aqui dentro da Seuma é muito recompensador. E pretendo fazer com que a vida em nossa Capital seja cada vez melhor. É com grande gratidão que compreendo ter recebido esta missão e procurarei exercê-la com total responsabilidade. Nós que fazemos a Seuma temos orgulho de contribuir para esse resultado e viabilizar um licenciamento 100% digital, disponível a qualquer hora ou lugar com acesso à internet”, concluiu Luciana Lobo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business