11 de janeiro de 2021

PLANO DE REESTRUTURAÇÃO

Ford anuncia fechamento de suas fábricas no Brasil, inclusive a cearense Troller

Sdsa

Sdsa

A Ford anunciou na tarde desta segunda-feira (11) ao mercado, que vai fechar todas as suas unidades fabris em no Brasil, inclusive a do jipe Troller, cuja fábrica fica situada no município de Horizonte, a cerca de 45 quilômetros de Fortaleza. Segundo o comunicado da companhia norte-americana, o desinvestimento no País faz parte do seu novo plano de reestruturação.

Ainda de acordo com o presidente da empresa, Jim Farley, as fábricas de Taubaté e Camaçari terão a montagem de veículos interrompida imediatamente, Já a montadora do jipe cearense permanecerá em operação até o quarto trimestre deste ano. Também será mantida a produção de peças, por alguns meses, para garantir os estoques de pós-venda, além da assistência ao consumidor com serviços e garantia.

Essa decisão deve gerar desemprego para cerca de 5 mil funcionários, a extinção de modelos como EcoSport, Ka e T4, devendo custar à montadora US$ 4,1 bilhões entre rescisões, compensações, baixa de créditos fiscais, depreciação, dentre outras questões.

A pandemia de Covid-19 teria sido o golpe final para uma empresa que vinha amargando prejuízos no Brasil. “A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil, e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de uma negócio saudável e sustentável”, salientou Farley.

Os clientes brasileiros devem ter à disposição modelos de SUVs, picapes e veículos comerciais produzidos na Argentina, Uruguai e outros países. Mas a Ford afirmou que pretende manter o centro de desenvolvimento de produtos na Bahia; o campo de provas no interior de São Paulo e a sede regional para a América Latina localizada na capital paulista. (Com informações do Valor)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business