25 de fevereiro de 2021

CAPILARIDADE E EXPERTISE

FIEC será a executora do Peiex no Ceará e vai qualificar 100 empresas para atuar no competitivo mercado internacional

A Apex-Brasil realizou, em novembro de 2020, o chamamento aberto para selecionar entidade parceira para executar o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) no Ceará. E a FIEC, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), foi a entidade que atingiu a melhor pontuação da seleção.

FIEC realizará as qualificações por intermédio do CIN                                     Foto: Divulgação

“A execução do Peiex, por meio do CIN, é uma grande oportunidade para as empresas cearenses, pois com a qualificação adequada poderão acessar, de forma mais assertiva, novos mercados e se tornarão mais competitivas. E o CIN poderá contar com a capilaridade do Sistema FIEC, através dos serviços prestados pelo Sesi, Senai e IEL, para fazer um excelente trabalho”, disse Roberta Pinheiro, analista de comércio exterior do CIN.

O Peiex Ceará irá atender a 100 empresas num período de dois anos e contará com uma equipe composta por cinco especialistas em comércio exterior. Serão um monitor e quatro técnicos extensionistas, que irão identificar as empresas com potencial exportador, realizar diagnóstico de maturidade da gestão da empresa, executar um plano de trabalho completo e elaborar um plano de exportação para um mercado internacional selecionado.

A FIEC já executou um ciclo do Peiex no Ceará, de 2016 a 2018, atendendo a 192 empresas. A novidade deste novo ciclo é que ele é mais focado na internacionalização. O Programa é implementado em todo o País por meio de parcerias que a Apex firma com instituições como Universidades, Parques Tecnológicos, Fundações de Amparo à Pesquisa, Federações de Indústria, entre outras.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business