13 de janeiro de 2021

INOVAÇÃO E ECONOMIA

FIEC e Sinduscon-CE firmam parceria para levar mais tecnologia à construção civil

A FIEC e o Sinduscon-CE firmaram uma parceria, contando com a participação efetiva do Sesi Ceará, para implementar a tecnologia BIM (Building Information Modeling), que reproduz com precisão milimétrica todos os detalhes de uma construção, levando maior velocidade e eficácia aos canteiros de obras.

Patriolino Dias afirma que o sistema é extremamente eficaz                      Foto: Portal IN News

“O BIM é uma ferramenta excepcional, por meio da qual você pode compatibilizar os projetos, pois já acusa onde pode haver algum tipo de problema. E isso reduz, significativamente, o desperdício de tempo e de materiais. Deixa a operação mais eficiente e com custos reduzidos”, afirmou Patriolino Dias, presidente do Sinduscon-CE e diretor da Dias de Sousa Construções. A utilização desse sistema operacional também potencializa o planejamento de cada detalhe de uma obra, inclusive com os tipos e quantidades de materiais a serem utilizados no processo construtivo.

Segundo os entes envolvidos, com a utilização do BIM no dia a dia das construtoras cearenses, será possível dar um novo impulso no segmento imobiliário local, uma vez que utilizando a tecnologia que permite a realização de projetos em 3D, com riqueza absoluta e detalhes, facilita o trabalho de engenheiros, arquitetos e demais profissionais envolvidos.

Uso do BIM otimiza os processos construtivos em geral, beneficiando a todos

As principais construtoras da capital cearense já utilizam o BIM, que na tradução literal significa Modelagem da Informação da Construção, mas ainda existem muitas no Estado que não fazem uso dessa inovação tecnológica tão relevante e funcional no seu dia a dia.

Ainda este mês serão realizados alguns workshops sobre o assunto, que deverão durar cerca de seis meses, paar capacitar os colaboradores de cinco construtoras, cinco escritórios de arquitetura, três de instalações e três de cálculo estrutural. Na sequência o projeto será expandido para um universo maior de empresas ligadas diretamente à construção civil no Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business